Maceió: Festa das Águas reúne praticantes de religiões de matriz africana na Pajuçara

Homenagens a rainha das águas marcaram a tradicional festa de matriz africana na orla da capital nesta quinta.

As oferendas na praia de Pajuçara viraram tradição na cidade. Praticantes e simpatizantes saudaram a Orixá Yemanjá, rainha das águas do mar. A ocasião também conta com praticantes de outros municípios do estado e é promovida pela Prefeitura de Maceió.

Após os rituais, fiéis e toda a população de Maceió vão poder prestigiar uma programação que envolve grupos de percussão, afoxé, maracatu, capoeira, baianas e apresentações de samba.

A capital alagoana é particularmente cheia de referências a cultura afro-brasileira e o evento reúne anualmente grande quantidade de pessoas para participar dos rituais mas também para observar a movimentação que envolve oferendas de flores, perfumes e cantos a Yemanjá.

Apesar destas manifestações religiosas ainda sofrerem com marginalização e preconceito, as festividades aproximam diferentes pessoas e grupos sociais na Orla de Maceió. Turistas e simpatizantes tiram fotos e acompanham a cerimônia que desperta a curiosidade pela beleza e o toque contagiante dos atabaques.

A Festa das Águas é promovida pela Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) e faz parte do repertório religioso e cultural da cidade.

Para o presidente da FMAC João Hugo Lyra “Eventos como este são uma excelente oportunidade para construir maior consciência e respeito às diversas formas de expressão de fé, e a Fundação tem cumprido seu papel colaborando com a preservação de um movimento tão bonito e tradicional como a Festa das Águas”.

 

.