BLOG

Lula serve de teste para a esquerda alagoana anunciar coalizão

Rafael Maynart/Gazetaweb

Partidos mais à esquerda em Alagoas mostraram, em coletiva na tarde desta quinta-feira (13), a disposição de se unirem em torno de um discurso comum: ter candidatos competitivos na disputa local.

A coletiva para anunciar a posição do PT local sobre a condenação, em 1ª instância, do ex-presidente Lula foi apenas uma deixa.

Apesar dos interesses se dividirem (PDT está com Rui Palmeira; PC do B e PT mais próximos de Renan Filho; PSOL busca espaços próprios e Rede topa conversar mas não apoia Lula), este bloco de legendas não amarrou seu destino ao do ex-presidente.

E, sim, buscará lançar candidatos nas proporcionais e ao Senado com bastante competitividade.

Exemplo é o de Othoniel Pinheiro, filiado ao PSOL, que disputa vaga ao Senado; e Heloísa Helena, destaque nas proporcionais via Rede.

O PT investirá na reeleição de Paulão a deputado federal. O PC do B buscará manter espaço no próximo ano no Governo Renan Filho (Secretaria de Esportes, a princípio).

Pode ser um debate interessante na seara do “voto de opinião”. O que representa muito em Alagoas, terra onde lideranças compram votos a luz do dia, até com dinheiro da Assembleia Legislativa (e seguem soltas).

SOBRE O AUTOR

..