O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reunirá nesta sexta-feira (10), às 10h, no Palácio do Planalto, com ministros para discutir a decisão da Meta de encerrar seu programa de checagem de fatos nas redes sociais.
Participarão da reunião, entre outros, Sidônio Palmeira, indicado para a nova posição de ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Rui Costa (Casa Civil), Manoel Carlos de Almeida Neto (interino na Justiça), Juscelino Filho (Comunicações), Jorge Messias (Advocacia-Geral da União) e Vinícius de Carvalho (Controladoria-Geral da União).
Lula classificou como “extremamente grave” o anúncio da Meta, que é responsável por plataformas como Instagram, Facebook, Threads e WhatsApp. A empresa anunciou novas diretrizes visando maior “liberdade de expressão”, incluindo a redução de filtros e moderação de conteúdos, além do encerramento da checagem de fatos.
Além disso, o Ministério Público Federal de São Paulo oficiou a Meta para que esclareça em até 30 dias como essas mudanças afetarão o Brasil. A Meta também atualizou suas políticas, permitindo postagens que associem doenças mentais à orientação sexual, desde que dentro de contextos políticos ou religiosos. A empresa continuará a remover conteúdos considerados desumanizantes.