Ícone do site Repórter Nordeste

Lula é aguardado hoje em Brasília para ouvir apelo final de Dilma

Gerson Camarotti

O ex-presidente Lula é aguardado em Brasília no final da tarde desta terça-feira (15), onde deve ter uma conversa com a presidente Dilma Rousseff para definir se vai ou não aceitar o convite para entrar no governo.

Segundo interlocutores do ex-presidente, Dilma já fez um forte apelo para que ele assuma um ministério, com o objetivo de reverter o processo de impeachment no Congresso Nacional. Como revelou ontem o Blog, os dois se falaram nesta segunda-feira (14) por telefone.

No governo Dilma, Lula teria como principal missão, neste primeiro momento, barrar o desembarque do PMDB da base aliada. Interlocutores do ex-presidente falaram ao Blog que antes de aceitar o convite para integrar o Ministério, ele deve ter uma rodada de conversas com caciques peemedebistas, inclusive com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

“Não adianta o Lula virar ministro sem ter o PMDB ao seu lado”, ressaltou ao Blog um parlamentar próximo ao ex-presidente.

Além de uma mudança na relação com o Congresso, Lula tem condicionado sua ida a uma mudança na condução da política econômica do governo Dilma.

No Palácio do Planalto, a entrada de Lula é vista como a única saída para reverter o quadro político. Há o reconhecimento de que a presença dele esvaziaria de forma definitiva o poder da presidente Dilma Rousseff e que Lula assumiria, na prática, o comando do governo.

Na condição de ministro, Lula também passaria a ter como foro judicial o Supremo Tribunal Federal, se livrando da mira direta do juiz Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato na primeira instância.

No Palácio do Planalto já foi construído um discurso para diminuir o desgaste de que Lula estaria tentando escapara da mira de Moro: é de que o STF tem se mostrado muito rigoroso, como foi no jugamento do mensalão.

Sair da versão mobile