Lula discursa na COP27 e garante volta do Brasil ao cenário internacional

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) discursou hoje (16) na COP27, Conferência Climática da ONU (Organização das Nações Unidas).

O evento internacional está acontecendo no Egito e reúne líderes mundiais para debater ações visando o enfrentamento da crise climática.

Lula destacou a volta do Brasil no cenário internacional e reposiciona o país nos debates sobre o futuro do planeta. Segundo ele, líderes mundiais reforçaram que sentiam saudade do Brasil.

“Vivemos um momento de crises múltiplas”, diz. Ele faz referência a crescente tensão geopolítica que faz voltar o risco nuclear, a crise de abastecimento de alimentos em conjunto com o aumento das desigualdades e erosão da biodiversidade.

“Estou aqui para dizer que o Brasil está pronto para se juntar novamente aos esforços para a construção de um planeta mais saudável. De um mundo mais justo, capaz de acolher com dignidade a totalidade de seus habitantes – e não apenas uma minoria privilegiada”.

No discurso, também cobrou dos países mais ricos que cumpram decisões tomadas em outras Conferências.

“Eu preciso discutir com os países ricos algumas decisões que já foram tomadas em várias outras COPs, que não saem do papel e não são executadas.”

“(…) minha volta foi para cobrar aquilo que foi prometido na COP15. Em 2009, os países presentes (…) comprometeram-se em mobilizar US$ 100 bilhões por ano, a partir de 2020, para ajudar os países menos desenvolvidos a enfrentarem a mudança climática”, diz o presidente eleito.

O petista também faz menção crítica ao governo Bolsonaro e sua gestão que classificou como “desastrosa”.

Em aceno ao agronegócio brasileiro, Lula diz que está “certo de que (…) será um aliado estratégico (…) por uma agricultura regenerativa e sustentável”.

Fonte: UOL

.