Lula afirma que Israel ataca “sem critérios”, colocando crianças em risco

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou duramente as ações de Israel na Faixa de Gaza, afirmando que o país tem bombardeado locais onde estão presentes crianças, resultando na morte de inocentes indiscriminadamente.

Durante um evento em Brasília, Lula ressaltou que o número de mulheres e crianças mortas nesse conflito é incomparável a qualquer outra guerra, e salientou que a atitude israelense de matar inocentes sem critério é tão condenável quanto a provocação do Hamas que instigou o início do conflito.

“Nessa guerra, depois do ato provocado, e eu digo ato de terrorismo do Hamas, as consequências, as soluções de Israel, é tão grave quanto foi a do Hamas, porque eles estão matando inocentes sem critério nenhum. [Israel] joga bomba onde tem criança, onde tem hospital, a pretexto que um terrorista está lá. Não tem explicação.”, concluiu Lula

Veja vídeo: 

Além disso, o presidente mencionou também o resgate de 32 brasileiros que estavam em Gaza e tiveram que esperar 36 dias para atravessar a passagem de Rafah. Ele manifestou sua satisfação com a bem-sucedida operação de resgate e destacou os esforços empreendidos para garantir a libertação dessas pessoas, que dependia da cooperação e boa vontade tanto de Israel quanto do Egito.

De forma categórica, o presidente assegurou que nenhum brasileiro será abandonado em Gaza se desejar retornar ao Brasil.

Nesta manhã, o avião com os repatriados decolou em direção ao Brasil e tem previsão de chegada à Base Aérea de Brasília às 23h30. O presidente Lula estará presente para receber os brasileiros no local. Dos 34 indivíduos que solicitaram a repatriação, 32 conseguiram atravessar a passagem de Rafah, enquanto duas pessoas optaram por permanecer em Gaza por razões de ordem pessoal.

.