BLOG

Livro sobre perdas, dramas familiares e crime ambiental será lançado em Maceió

“O subsolo das lágrimas”, da pesquisadora e escritora Carol Mesquita, narra os desafios de famílias que convivem com as injustiças e o apagamento de identidades coletivas.

O romance da autora alagoana utiliza a ficção e a realidade para contar histórias de perdas e desigualdades frente ao maior crime ambiental urbano no mundo, que vem acontecendo desde 2018, na cidade de Maceió. As famílias representadas na narrativa perderam não só a casa, o lar onde habitavam, mas perderam a própria ideia de pertencimento. A destruição dos bairros e o apagamento de identidades locais pelo poder econômico e político são centrais nas linhas que tecem as histórias de três famílias.

Esta é a segunda obra de romance da pedagoga e pesquisadora Carol

Mesquita como autora, cuja ambientação se passa no bairro histórico de Bebedouro. Sobre esse processo de escrita do novo livro, a autora nos conta a inspiração para a história. “Tudo que eu escrevo tem muita influência da minha leitura de mundo, do que eu vejo e compreendo. Quando eu comecei a ler, assistir reportagens e ver a dimensão do que aconteceu com milhares de famílias em Maceió, em virtude da ganância de uma empresa, percebi que eu precisava utilizar da literatura para contar essa história, como alagoana eu precisava escrever a história dessas famílias que foram expulsas dos seus lares, que tiveram suas vidas devastadas. A minha escrita parte muito do lugar do incômodo, do descontentamento com a realidade, então o livro pode provocar esse efeito no leitor, não é uma leitura de preenchimento do vazio, mas de contestação do real”, conta a autora.

Sinopse: A arte da costura passada de geração na família de Mila, pais e prole vindas do pescado de sururu e da miséria e a vida de uma mãe que foi violentada pelo ex-marido são tramas familiares que passam a ser ligadas por um crime ambiental. Com perdas, descaso e injustiças pelo caminho, essas três famílias buscam novas histórias e recomeços sem esquecer do passado.

O lançamento ocorrerá no dia 01/06/2024, às 17h, no Café da Vó, localizado na Rua Santos Pacheco, 261, Centro – Maceió/AL.

É possível adquirir o livro através do site da Editora Penalux ou pela Amazon. Os interessados em receber o livro autografado, pode entrar em contato pelo WhatsApp (82 99949-4801), Instagram (@carol.mesquitaescreve) ou E-mail ([email protected]) da escritora.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SOBRE O AUTOR

..