Líder do PPS quer sessões diárias na Câmara

Já está na Mesa Diretora da Câmara dos Deputados projeto apresentado pelo líder do PPS na Casa, deputado Rubens Bueno (PR), que derruba a oficialização da “gazeta” nas sessões ordinárias de terça-feira a quinta-feira. Com a proposta, as reuniões do plenário voltarão a ser todos os dias da semana, tendo votação ou não, como previa anteriormente o Regimento Interno.

Crítico da decisão que foi aprovada, “a toque de caixa”, no último dia 17, Bueno disse que seu Projeto de Resolução 151/2012 que acaba com a institucionalização da “gazeta” vai restabelecer, de certa forma, a dignidade do Parlamento. “Ao contrário dessa decisão desastrada, a nossa proposta contribui para recuperar a imagem desta Casa junto à sociedade”, argumentou o líder.

Rubens Bueno disse que a Câmara, ao institucionalizar a semana de três dias, tomou um caminho oposto daquele que o país exige do do Legislativo. “Em vez de menos dias de trabalho, é necessário fazer mais. Em vez de proteção aos salários dos faltosos, é preciso estabelecer punição, como redução de salário, como acontece com todos os trabalhadores que faltam ao serviço”, defendeu.

Além de recuperar a redação anterior do Regimento Interno no tocante às sessões ordinárias, a proposta de Bueno altera o art. 17 para que a agenda do mês seguinte da Câmara seja divulgada aos parlamentares até a terceira semana do mês anterior. Atualmente, a agenda do plenário é definida nas reuniões dos líderes partidários, que acontecem na mesma semana das votações.

Ordem do Dia

A proposta apresentada por Rubens Bueno amplia ainda o prazo de divulgação da Ordem do Dia. “Os parlamentares não têm tempo de estudar a matéria, se preparar para o debate qualificado em plenário porque a pauta é divulgada em cima da hora de votação”, criticou Rubens Bueno.

Informações do Jornal do Brasil.

.