BLOG

JHC mantém fogo eleitoral aceso- mas, até quando?

Manter aceso o palanque para 2022 tem prazo de validade. É preciso combustível permanente para fazer fogo, esquentar os bastidores, seguir roncando o motor eleitoral.

O ronco de JHC é mais alto neste momento. Assumiu o mandato a poucas semanas; ainda são positivas as expectativas sobre seu Governo; qualquer coisa que diga neste momento repercute, é manchete. Enfim, suas condições são favoráveis.

E ele aproveita as oportunidades que têm na mão para estar na posição (oposta) a de Renan Filho e Rui Palmeira.

Por isso, denunciar rombos, desfalques, roubos, o diabo na era Rui serve para ganhar tempo e mexer com as pedras de um xadrez que ainda se movimenta às cegas- para o lado do prefeito.

Maceió não tem, ainda, o orçamento deste ano aprovado pela Câmara de Vereadores. Jota continua sem a maioria que precisa para a peça andar no legislativo mirim. E não valem apenas os votos do grupo dos 14. Terá necessidade de mais.

O prefeito deve levar essa situação ao limite, enquanto vai tirando os esqueletos de Rui Palmeira e Renan Filho do armário com a ajuda de Davi Maia na tribuna da Assembleia ou nas redes sociais.

Mas, até quando?

A Câmara tem o grupo dos 11, que declarou oposição ao prefeito e constrói uma bancada expressiva, podendo ser dissolvida a qualquer momento após uma conversa com o novo predeito.

Mas, mantidas as atuais condições, sem dois ou três destes vereadores, JHC não terá quantidade suficiente de votos para fazer andar os projetos da cidade. Um deles? Um novo plano diretor.

Jota tem a maioria da bancada federal alagoana. Uma bancada mais empenhada em eleger Arthur Lira como presidente da Câmara no início de fevereiro numa votação duríssima. Portanto, 2022 só começa depois do carnaval, com ou sem aglomeração.

Até definir o que vai querer mostrar nos 100 primeiros dias de gestão e esperando que seu secretariado vá tomando pé do chão que pisa, JHC arruma remendos velhos para a nova política. Acusa daqui, denuncia dali, falará de chuva no deserto ou se isola com os de sua classe social em seu gabinete.

É o jogo sendo jogado.

Isso até as cobranças chegarem. Porque ilusões não duram para sempre.

SOBRE O AUTOR

..