BLOG

JHC busca aval do Tesouro Nacional para nome nas Finanças

O novo prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, o JHC (PSB), busca junto ao Tesouro Nacional e ao Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) uma solução para melhorar a classificação da capital junto ao Tesouro (hoje é nota C na Capacidade de Pagamento), para obter empréstimos para investir em obras na cidade.

As informações são do EXTRA.

Jota anunciou que pretende economizar, em 1 ano, R$ 60 milhões.

O futuro prefeito pediu ajuda ao coordenador-Geral de Planejamento e Riscos Fiscais, Daniel de Araujo e Borges, que é da Secretaria do Tesouro Nacional. O novo secretário de Finanças de Maceió virá destas tratativas.

E, na visão de pessoas ouvidas pelo EXTRA- e que manjam das contas públicas- é preciso que o nome tenha aval de Brasília para que as discussões sobre a tomada de empréstimos ou a busca de alternativas para estas contas sejam mais afinadas com as normas em prática entre os técnicos federais.

A Capacidade de Pagamento (Capag) de Maceió está em C. Significa que a União não pode ser fiadora de empréstimos para Maceió junto a bancos nacionais ou estrangeiros. O prefeito Rui Palmeira (sem partido) conseguiu empréstimos graças a uma liminar e uma queda de braço com o Tribunal de Contas, quando a presidente era Rosa Albuquerque.

Apesar disso, a dívida consolidada em relação a receita corrente líquida é de 21,80%, porcentagem considerada baixa segundo analisam os profissionais do ramo (por isso Rui obteve a liminar): não há risco de calote, os cofres têm dinheiro para pagar o que se pediu emprestado.

Só que Maceió não consegue fazer um caixa, o que se chama de poupança. De todo orçamento da capital sobram menos de 2% a serem investidos livremente pelo prefeito (o resto é verba carimbada ou repasses obrigatórios).

Daí a meta de JHC: economizar R$ 60 milhões/ano.

“Nosso objetivo é assegurar toda a operação de crédito. Afinal, estamos falando de investimentos importantes em Maceió e que vamos tocar com muita responsabilidade. Estaremos anunciando nos próximos meses o cronograma de grandes obras, que farão a diferença”, disse o novo prefeito.

SOBRE O AUTOR

..