IBGE: Alagoas tem 640 pessoas do mesmo sexo, morando juntos

No Brasil, Alagoas ocupa a 19a colocação. O estudo é baseado em dados do Censo do IBGE, de 2010

Alagoas é o sétimo estado do Nordeste com maior número de pessoas, responsáveis pelos domicílios, com um casal do mesmo sexo. São 640 pessoas em união homoafetiva em Alagoas vivendo no mesmo teto. Os dados são do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE), vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo cearense.

No Brasil, Alagoas ocupa a 19a colocação. O estudo é baseado em dados do Censo do IBGE, de 2010.

No Nordeste, a Bahia lidera em uniões homoafetivas. São 3.029 pessoas; o Ceará vem em segundo, com 2.620. Pernambuco ocupa a terceira colocação- 2.571 pessoas.

Rio Grande do Norte é o quarto lugar na região (982); a Paraíba está em 5o lugar (885); o Maranhão tem 717 pessoas (6o), seguido de Alagoas (7a), Sergipe (440) e Piauí (312)- oitavo e nono lugares.

São Paulo é o estado brasileiro com maior número de pessoas em união homoafetiva – e responsáveis por domicílios: 16.872. O Rio de Janeiro vem em segundo- 10.170. Minas Gerais está em um distante terceiro lugar- 4.098.

“Os estados mais populosos são também aqueles que detinham a maior quantidade de cônjuges, seja de sexo diferente ou do mesmo sexo, com exceção do Ceará na região Nordeste e do Rio de Janeiro, no Sudeste.Assim como Pernambuco, Minas Gerais é o segundo Estado de sua região com maior número de cônjuge do mesmo sexo sendo o Rio de Janeiro o terceiro (a diferença é de pouco mais de 700 mil cônjuges em Minas Gerais além de ser mais populoso). Todavia, o Rio de Janeiro possui mais que o dobro de cônjuges do mesmo sexo quando comparado com Minas Gerais (são 10.170 contra 4.098)”, diz o estudo do IPECE.

No final do ano de 2011 o Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou o reconhecimento da união homoafetiva como “entidade familiar” no Brasil. A decisão estende aos casais do mesmo sexo os direitos que até então eram restritos aos casais heterossexuais como herança, benefícios da previdência, inclusão como dependente em plano de saúde e adoção, entre outros mais de 100 direitos.

.