IBGE: Alagoas lidera em deficientes mentais, no Brasil

O IBGE não considerou, como deficiência mental, as perturbações, autismo, neurose, esquizofrenia e psicose

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta sexta-feira mostram que Alagoas carrega mais um índice negativo nacional, desta vez na área da saúde: é o estado com maior percentual de deficientes mentais- 1,9%.

O IBGE não considerou, como deficiência mental, as perturbações, autismo, neurose, esquizofrenia e psicose.

“A deficiência mental é o retardo no desenvolvimento intelectual e é caracterizada pela dificuldade que a pessoa tem em se comunicar com outros, de cuidar de si mesma, de fazer atividades domésticas, de aprender, trabalhar, brincar etc”, conceitua o instituto.

No Nordeste- retirando Alagoas, que está em primeiro lugar- Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco ocupam o segundo lugar, na região, com 1,6%. O Maranhão e a Bahia vêm em terceiro, com 1,5% e Sergipe em últímo, com 1,4%.

O Amapá está no outro extremo: tem menos deficientes mentais: 0,9%.

Além deste índice, Alagoas está em segundo lugar no índice de deficientes visuais severos: 4,6%. No Brasil perde para o Piauí: 4,7%. E está em primeiro lugar nacional na quantidade de deficientes motores: 3,1%.

Em deficientes auditivos, o Estado ocupa a segunda colocação nacional, com 6,0, empatado com o Piauí. O Rio Grande do Norte e a Paraíba estão empatados, com o pior índice: 6,1.

Segundo o IBGE, em Alagoas, 859.707 pessoas têm algum tipo de deficiência.

.