HOJE: Posto móvel do Hemoal vai estar no Centro da capital

O posto móvel funciona no Centro, mas doadores podem procurar a sede do Hemoal, no Trapiche da Barra (rua Dr. Jorge de Lima, ao lado da antiga Unidade de Emergência Armando Lajes), das sete da manhã às 18 horas

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza, nesta terça-feira, no Calçadão do Comércio (Centro de Maceió) coleta de sangue das oito da manhã às quatro da tarde para ter, no mínimo, mais 300 bolsas no estoque.

O posto móvel funciona no Centro, mas doadores podem procurar a sede do Hemoal, no Trapiche da Barra (rua Dr. Jorge de Lima, ao lado da antiga Unidade de Emergência Armando Lajes), das sete da manhã às 18 horas.

Outro lugar de recepção do sangue é o Hemoal Farol- no Hospital do Açúcar (avenida Fernandes Lima), das oito às onze da manhã.

No interior, as doações podem ser realizadas no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar)- rua Dr. Geraldo Barbosa Lima, no Centro de Arapiraca, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h

Para se candidatar à doação é necessário ter idade entre 16 e 67 anos, no mínimo 50 kg e portar um documento de identificação com foto, segundo exigência do Ministério da Saúde (MS). No caso dos menores de 18 anos, é necessário estar acompanhado dos pais ou portando um documento de identificação oficial e original dos pais, além de uma autorização formal, cujo formulário pode ser baixado no site www.saude.al.gov.br/hemoal.

Além destes pré-requisitos, o voluntário não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 10 anos. É indispensável, que o candidato à doação compareça bem alimentado. Em se tratando das gestantes e lactantes, não é permitida a doação. Já quanto aos doadores que irão repetir o procedimento, estipula-se um prazo de dois meses de intervalo para os homens e três para as mulheres.

.