Repórter Nordeste

Há 14 anos, Heloísa denunciava farsa da reforma na Previdência; discurso custou expulsão do PT

heloisa

Há 14 anos, a então senadora Heloísa Helena denunciava ao país a farsa da reforma da Previdência, levada adiante pelo então presidente Lula, que já havia sido feita, também, na era Fernando Henrique Cardoso.

Reforma que obrigaria os trabalhadores a darem mais anos de contribuição à Previdência, se quisessem receber aposentadoria integral.

Heloísa mostrava: tanto FHC quanto Lula apoiavam um projeto que geraria renda não para investir em áreas sociais. Mas transferir dinheiro ao capital financeiro, chamado por ela de “gigolôs do Fundo Monetário Internacional”.

“Como é que alguém pode ser contra a uma aposentadoria especial de um policial, como alguém que impor a um policial trabalhar com mais de 60 anos?”

Mostrava a senadora: governadores que trabalharam quatro anos e tiveram aposentadoria especial

O discurso dela, no dia 25 de novembro de 2003, custou o próprio futuro dela no PT, partido ao qual estava filiada. Ela foi expulsa da legenda menos de um mês depois, 14 de dezembro de 2003.

Uma década e meia depois, a era Michel Temer leva adiante a reforma da Previdência que obriga o trabalhador a contribuir 49 anos para se aposentar com salário integral.

Relembre discurso:

Sair da versão mobile