Ícone do site Repórter Nordeste

Grupo que comprou TV Alagoas adquire 57% dos Diários Associados no Nordeste

Aquiles Ademir- Conversa Franca

O Grupo Hapvida, maior operadora de plano de saúde do Nordeste, oficializou a compra de 57% de sete empresas do condomínio Diários Associados no Nordeste: Diário de Pernambuco, Rádio Poti, Rádio e Televisão O Norte (TV Clube João Pessoa), Rádio FM O Norte, Rádio Borborema, Televisão Borborema e Sistema Associado de Comunicação (TV Clube Pernambuco). O comprador foi o Grupo Hapvida, operador de planos de saúde e dono de hospitais, clínicas e laboratórios no Norte e Nordeste do País. Segundo declarou uma fonte dos Diários ao Portal dos Jornalistas, “é uma forma de capitalizar o grupo no Sudeste para enfrentar as dificuldades do momento”.

A autorização do Conselho Administrativo de Direitos Econômicos (Cade) foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (19). A única empresa não atingida pela transação é a Pacotilha, de São Luís, que é presidida pelo jornalista Pedro Batista Freire e edita os jornais O Imparcial e Aqui Maranhão.

O Grupo Hapvida já havia adquirido em 2014 a TV Alagoas e a TV Ponta Negra, do Rio Grande do Norte, além da Ceará Rádio Clube, de Fortaleza. Seu objetivo é diversificar as atividades, muito concentradas no setor de saúde. Com a compra do controle das empresas dos Diários Associados, por meio da Canadá Investimentos, forma com aquele a holding SOC (Sistema Opinião de Comunicações), que tem sede em Recife e se considera a maior do Nordeste. Está presente em Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Alagoas.

Em nota, a nova holding diz que “tem a missão de defender a ética, a verdade e a justiça social, praticando um jornalismo independente e defendendo sempre os interesses dos nordestinos e do nosso Brasil”. E promete, “com investimentos em treinamentos de colaboradores e na aquisição de novas tecnologias, oferecer entretenimento, serviços e programações locais de altíssima qualidade”.

Sair da versão mobile