Ícone do site Repórter Nordeste

Grêmio bate Corinthians e assume vice-liderança

O Corinthians fez neste domingo um de seus piores jogos no Campeonato Brasileiro e evidenciou suas maiores deficiências. O ataque e o técnico Cristóvão Borges mais uma vez falharam e até a defesa, normalmente tão organizada, esteve perdida, cometeu erros bobos e a vitória de 3 a 0 do Grêmio, no estádio do time gaúcho, poderia até ter sido maior. Tudo isso, sob olhar do técnico Tite.

Com o resultado, o Grêmio chegou aos 35 pontos e ocupa, provisoriamente, o segundo lugar na tabela do Brasileirão. Já o Corinthians se mantém com 34 e caiu para o quarto lugar, podendo ainda ser ultrapassado pelo Santos, que enfrenta o Atlético-MG neste domingo, na Vila Belmiro.

O treinador da seleção brasileira, com passagem marcante pelos dois clubes, foi ao estádio para, quem sabe, tirar as últimas dúvidas antes de anunciar sua primeira convocação para a seleção brasileira, nesta segunda-feira. Se ele foi para ver um jogo equilibrado, deve ter deixado o estádio decepcionado.

Os minutos iniciais na Arena Grêmio até foram bem disputados, mas o velho problema da falta de qualidade do setor ofensivo do Corinthians apareceu mais uma vez. O técnico Cristóvão Borges também teve parcela de culpa, já que insistiu no sistema e nos jogadores que não estão rendendo o esperado, como André, Romero e Giovanni Augusto.

Para piorar, até a defesa, que começou a rodada como menos vazada do campeonato, foi uma bagunça. Sem grandes dificuldades, o Grêmio ditou o ritmo da partida. O time da casa começou no ataque, principalmente em jogadas pelo meio do ataque. O Corinthians respondia em rápidos contra-ataques, que eram bloqueados pela defesa. Em raros momentos em que conseguiam acertar o gol, os corintianos eram barrados pelo goleiro Marcelo Grohe.

Com Pedro Rocha, inspirado e sem deixar a torcida sentir saudades de Luan, na seleção olímpica, a equipe da casa tinha as melhores chances e o placar só não foi aberto antes graças a boas defesa de Cássio. Até que aos 16, o jovem atacante gremista recebeu passe de Edílson, que está emprestado pelo Corinthians, invadiu, deu um rápido drible, ao melhor estilo futsal em Uendel e Balbuena e chutou cruzado, sem chances para o goleiro. Um belo gol na arena.

Na volta para o segundo tempo, o Grêmio voltou para liquidar o jogo. Logo aos 3 minutos, após bela troca de passes, Douglas passou para Everton, que, livre na direita, driblou Fagner e bateu de esquerda para ampliar a vantagem.

Então, Cristóvão mexeu e colocou Marlone e Lucca, mas já era tarde demais. Aos 16, Pedro Rocha dividiu com Cássio, na sequência a bola sobrou para Bolaños mandar para as redes e ampliar ainda mais a vantagem.

Sob os gritos de “olé” dos gremistas, o confuso time do Corinthians arriscou alguns ataques, mas novamente sem sucesso e deu ainda mais motivos para a torcida protestar contra o elenco e o treinador.

Após a boa vitória sobre o Corinthians, o Grêmio só voltará a jogar pelo Brasileirão no próximo domingo, contra o Flamengo, às 11 horas, no Mané Garrincha, em Brasília. Já o time corintiano irá atuar apenas no dia seguinte aos gremistas, fechando a 21ª rodada, às 20 horas, contra o Vitória, no Itaquerão.

Fluminense x América-MG

Depois de esboçar reação com dois empates e uma vitória consecutivos, o América-MG, lanterna no Campeonato Brasileiro, voltou a perder neste domingo, na primeira partida do returno da competição. A equipe foi derrotada por 1 a 0 pelo Fluminense, que mandou o jogo no Estádio Kleber Andrade, em Cariacica, no Espírito Santo. O gol foi de Henrique Dourado.

O time mineiro, que antes da sequência de dois empates e uma vitória amargou sete derrotas uma atrás da outra, segue com 13 pontos, na última posição da tabela. O Fluminense, com o resultado, vai a 28 pontos e está agora a 11.ª colocação. No primeiro turno, a equipe carioca bateu o América-MG em Belo Horizonte por 1 a 0.

O Fluminense manteve a posse de bola durante a maior parte do primeiro tempo neste domingo, mas sem conseguir finalizar. Quando a bola chegava à área americana, sobretudo em jogadas aéreas, a defesa do time mineiro aliviava. Aos 20 minutos, Wellington Silva avançou pela direita, levantou na área mas Henrique Dourado não conseguiu concluir. A zaga americana mandou para a linha de fundo.

Aos 27 minutos, João Ricardo defendeu chute de Henrique Dourado, depois de cruzamento da direita. Aos 38, no primeiro lance de ameaça real americana ao gol do Fluminense, Diego Cavalieri defendeu chute de Jonas.

O Fluminense abriu o placar no primeiro minuto do segundo tempo. Henrique Dourado bateu firme, com estilo, depois de cruzamento da esquerda. Aos 12 minutos, Sueliton derrubou Henrique Dourado próximo à área. Marcos Júnior cobrou e jogou na barreira.

Henrique Dourado perdeu gol cara a cara com João Ricardo, chutando para fora aos 29 minutos. Mas, sem muita criatividade, se aproveitou somente de uma oportunidade para garantir três pontos em um jogo fraco.

Na próxima rodada, o América-MG joga contra a Chapecoense no Independência. A partida será na sexta-feira, às 21h30. O Fluminense vai ao Recife no domingo que vem, enfrentar o Santa Cruz às 16h.

Fonte: Estadão Conteúdo 

Sair da versão mobile