Governo: violência em Alagoas diminuiu

O Governo emitiu, no início da noite desta terça-feira (6), uma nota em que afirma redução na quantidade de assassinatos neste ano. Foi uma resposta aos dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que publicou relatório na tarde desta terça.

Veja texto completo, na Agência Alagoas

As ações realizadas na área da Segurança Pública vêm conseguindo reduzir o número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) em Alagoas em 2012. Dados da Secretaria da Defesa Social mostram que de janeiro a outubro deste ano, o número de CVLI caiu em relação ao mesmo período do ano passado. Foram 1.837 homicídios, contra 2.022 mortes em 2011, o que representa 185 vidas poupadas.

O Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) divulgou nesta terça-feira (6) a sexta edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, em que comprova que o trabalho feito pelo Governo de Alagoas no combate à violência vem dando certo. O Estado conseguiu redução significativa do crescimento do número de CVLIs. O crescimento, que havia sido de 68% entre os anos de 2009 e 2010, caiu para apenas 9% de 2010 para 2011.

Para se ter uma ideia da conquista de Alagoas no campo da Segurança Pública, estados do Nordeste como a Paraíba e Maranhão cresceram 12,9% e 11,2%, respectivamente, de 2010 para 2011. Já estados como Minas Gerais e Santa Catarina tiveram um aumento de 25,3% e 44,8%. Cabe destacar, neste ponto, que Alagoas está no grupo dos estados que apresenta dados com maior confiabilidade para a pesquisa.

Para o secretário da Defesa Social, Dário Cesar, os números do anuário demonstram justamente a evolução dos trabalhos na área da Segurança Pública desde o início do ano passado, quando foram implantados programas importantes como o Ronda Cidadã, as Bases de Policiamento Comunitário e o programa de bonificação de policiais por apreensão de armas e drogas.

“Uso sempre o comparativo de que conseguimos frear uma carreta que vinha descendo uma ladeira em alta velocidade. Claro que iria demorar para ela parar, mas conseguimos isso no ano passado e este ano, iremos fechar com uma redução real dos números. Para se ter uma ideia, no mês de outubro de 2011, Maceió registrou 90 mortes, este ano, foram 59, ou seja, 31 a menos”, ressaltou o secretário.

Dário Cesar enfatizou o trabalho que vem sendo feito desde a implantação do Brasil Mais Seguro, lançado em junho, quando os governos estadual e federal uniram forças para o combate ao crime em Alagoas. “Além de reduzir os CVLIs, também estamos investigando e prendendo criminosos responsáveis por vários homicídios, mostrando que não vale mais a pena matar em Alagoas”, frisou.

Uma resposta

  1. NAO PODEMOS CLASSIFICAR ESSE GOVERNO COMO O PIOR DA HISTÓRIA DE ALAGOAS , PORQUE NA VERDADE NAO EXISTE GOVERNO…NAO É ATOA QUE É O PIOR AVALIADO NO PAÍS

.