BLOG

Governo usará novas vagas para desembargador no TJ por apoio a Renan Filho, na briga pelo Senado

O governador Renan Filho (MDB) empurra, para o próximo ano, a abertura de 3 novas vagas de desembargador no Tribunal de Justiça de Alagoas. O objetivo da estratégia é o troca-troca nas composições. Se quiser disputar o Senado, Renan terá de renunciar ao Governo até 2 de abril de 2022, seis meses antes das eleições.

Teoricamente, no lugar de Renan Filho assume o presidente da Assembleia, Marcelo Victor (SDD). Mas Victor deve mesmo atuar como juiz eleitoral, indicando, em conjunto com os parlamentares, o nome do próximo governador-tampão.

Renan Filho deve colocar, no mesmo pacote de discussões, a criação das três vagas para desembargador mais a indicação dos nomes para integrarem o TJ. Tudo isso para evitar problemas com a Assembleia, após renunciar ao Governo.

Marcelo Victor é ligado ao grupo do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), rival dos Calheiros, ao menos nas urnas.

Em Santa Luzia do Norte, no dia 23 de agosto, Victor fez questão de posar ao lado de Lira, na festa de emancipação política da cidade.

Critérios

As vagas, para serem criadas, precisam de aprovação dos parlamentares. O Governo ainda não sinalizou datas para a sua bancada na Assembleia, indicando que elas devem ficar para 2022.

Duas destas vagas são indicadas por escolha: uma pelo critério de antiguidade e a outra, por merecimento. A terceira é dos advogados (Quinto Constitucional), incluindo uma eleição na OAB, formação de uma lista com os seis mais votados e, em seguida, a entrega ao TJ de uma lista tríplice.

SOBRE O AUTOR

..