BLOG

Governo põe em dúvida bloco D, para saneamento, de Lira e Barbosa

A articulação de Arthur Lira com Luciano Barbosa, que busca prefeitos para uma proposta alternativa ao leilão de serviços da Casal levada adiante por Renan Filho, obriga o Governo a se mexer com mais intensidade nos tapetões da Justiça e nos corredores do poder, que afinal também influenciam os sujeitos togados.

Pelo menos por enquanto, neste jogo, o governador está em vantagem. Nem Lira nem Barbosa sabem exatamente que plano apresentar aos prefeitos que conjugue universalização e preço justo.

Ambos querem costurar uma parceria com as cidades para se oferecer ao mercado um bloco D de serviços de água e esgoto para irem a leilão. Um bloco que teria 1 milhão de habitantes, seria o segundo maior bloco de concessão de água e esgoto e com a proposta de oferecer “valores mais justos nas contas de água e faixas amplas de tarifas sociais, em vez de só pensar no valor a ser arrecadado de outorga”, recado direto ao grupo do governador Renan Filho.

O 1o e o 2o leilões, do Governo, têm como principal critério de escolha a oferta da maior outorga para a concessão.

No twitter, o secretário da Fazenda, George Santoro, pôs mais tempero no caldeirão: “Muito bom os prefeitos que não aderiram ao projeto desenvolvido pelo Estado de #Alagoas e o @bndes decidirem desenvolver um projeto de concessão. Não é fácil montar um projeto com tamanha diversidade de municípios, em diversas regiões e com pouca complementariedade. Leva tempo. Talvez a “menor” tarifa ao fim e a cabo poderá ser mais cara que o preço atualmente cobrado pela Casal. Até porque é obrigatório ressarcimento dos investimentos não amortizados da atual concessionária”.

A Procuradoria Geral do Estado está recorrendo da decisão do ministro Luiz Edson Fachin, do STF, que determinou o bloqueio de R$ 1 bilhão do contrato de concessão assinado com a empresa BRK Ambiental, que venceu em setembro do ano passado o leilão para operar serviços de água e esgoto na região metropolitana.

O 2o leilão de concessão de água e esgoto, capitaneado pelo Governo de Alagoas, está previsto para dezembro.

SOBRE O AUTOR

..