Governo garante suporte a ambulâncias quebradas

Segundo dados do chefe da frota do Samu Maceió, 12 ambulâncias estão na oficina – das quais três serão liberadas ainda nesta sexta-feira (13) – e seis se encontram no pátio do Samu, aguardando remoção para as oficinas credenciadas

Agência Alagoas

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) conta, no território de Maceió, com 11 equipes para atendimento à população. Destas, sete são de Unidades de Suporte Básico (USB), três de Unidades de Suporte Avançado (USA – UTI móvel) e uma equipe neonatal.

Para o suporte às equipes, o Samu dispõe de uma frota com 27 ambulâncias, destinadas a atividades diárias e reservas, inclusive, para as bases descentralizadas. A frota atual foi repassada pelo Ministério da Saúde (MS) entre 2004 e 2010.

“O uso das ambulâncias 24 horas e o desgaste natural de veículos contribuem para a depreciação das ambulâncias, fazendo com que a baixa de ambulâncias para a manutenção seja uma rotina. A Sesau tem tido a preocupação de realizar a manutenção, definida como prioridade do setor de transportes”, explicou a diretora de Atenção Pré-Hospitalar da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau/AL), Aparecida Auto.

A diretora expôs que não existe imposição para que os socorristas do Samu trabalhem em veículos que apresentem problemas. “Inclusive, os próprios condutores sinalizam os mínimos defeitos ao chefe de frota”, complementou.

Segundo dados do chefe da frota do Samu Maceió, 12 ambulâncias estão na oficina – das quais três serão liberadas ainda nesta sexta-feira (13)  – e seis se encontram no pátio do Samu, aguardando remoção para as oficinas credenciadas.

A diretora esclareceu ainda que existe uma necessidade urgente de renovação da frota, que só é feita pelo Ministério da Saúde. Ela salienta que a Sesau adotou todas as medidas junto ao MS e está aguardando o envio de novas ambulâncias.

Apesar desses problemas, a Sesau garante que o atendimento não está sendo prejudicado, visto que o Samu Maceió recebe diariamente uma média de 2.000 ligações e realiza de 300 a 400 atendimentos/dia, em média.

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