Ícone do site Repórter Nordeste

Governador faz lançamento oficial dos Programas na Base do Esporte e na Base da Cultura‏

Assessoria

A República dos Palmares foi idealizada por Zumbi, líder negro, para ser um lugar de liberdade, onde todos pudessem sentir-se iguais. Passados mais de 300 anos dessa história, a sede do Governo de Alagoas, o Palácio República dos Palmares, teve plena essa igualdade. Crianças e adolescentes, mais de 120, tomaram os espaços em meio a atividades de esporte e cultura.

O governador Renan Filho lançou, nesta sexta-feira, 18, os Programas na Base do Esporte e na Base da Cultura. Parte das ações já é realizada próximo às bases comunitárias de segurança de Maceió. Os jovens envolvidos são das regiões do Selma Bandeira, Osman Loureiro, Forene, Jacintinho, Santa Maria, Carminha, Trapiche e Vergel.

Essas crianças e adolescentes, vindos da periferia, brincaram e dançaram na sede do Governo de Alagoas. Antes do discurso do governador, foram as palavras da garota Brenda Monique Lima, 15 anos, que emocionaram.

Todos os domingos, das 8h às 10h, Brenda se reúne com mais de 30 crianças junto à Base Comunitária do Carminha. “Faço ballet desde os 4 anos. Para mim é uma alegria ensinar um pouco do que sei. O esporte, a cultura afastam do crack, da violência”, ensinou a jovem, que vive no Carminha há 14 anos e hoje colabora com os monitores do programa.

“Nossa finalidade é levar o esporte e a cultura a bairros periféricos de Maceió, sobretudo apoiados pelo Programa das Bases Comunitárias. Buscamos incentivar a comunidade mais carente, com menos oportunidade, à prática esportiva e de atividades culturais”, explicou Renan Filho.

Para o governador, a presença e o trabalho constante de professores de educação física e de arte, por exemplo, podem inspirar o jovem a ser mais forte (mente e corpo), mais disciplinado. “Esse programa será espalhado por Maceió e, em seguida, por Alagoas. A cada ano, a cada mês, atenderemos mais crianças e adolescentes”, adiantou o governador.

A secretária do Esporte, Lazer e Juventude, Cláudia Petuba, contou a projeção planejada para o programa. “Desde o primeiro semestre, nós já desenvolvemos [o na Base do Esporte], semanalmente, às terças e quintas, manhã e tarde, nas seis bases comunitárias; ampliamos para outros dois bairros, Forene e Trapiche. Nossa meta é finalizar o ano de 2015 com 15 bairros atendidos”, revelou a titular da pasta.

Com o lançamento nesta sexta, será dado início ao Programa na Base da Cultura. “Nós criamos uma programação pensando em alternativas para que essas famílias [das comunidades] se sintam assistidas e valorizadas. Teremos oficinas de artesanato criativo, de literatura de cordel, ministradas por profissionais da área e também por Mestres do Patrimônio Vivo”, afirmou a secretária da Cultura, Mellina Freitas.

Ao longo do lançamento, foram realizadas apresentações de coco de roda, capoeira, dança de matriz africana e ballet, atividades de futebol, pingue-pongue, taekwondo.

Sair da versão mobile