Gilmar Mendes: 'Alagoas enfrenta dificuldades graves'

Ele citou a desembargadora Elisabeth Carvalho do Nascimento- então presidente do Tribunal de Justiça quando ele visitou Alagoas há quatro anos, quando estava na presidência do Conselho Nacional de Justiça.

O ministro do Supremo Tribunal Federal STF), Gilmar Mendes, voltou a falar de Alagoas nesta quinta-feira, durante a discussão sobre o deputado federal João Lyra (PSD), que virou réu em ação uma ação por trabalho escravo.

Segundo Mendes- que votou contra o recebimento da ação pelo STF, mas foi voto vencido- “Alagoas enfrenta graves dificuldades em relação ao País”. E citou a desembargadora Elisabeth Carvalho do Nascimento- então presidente do Tribunal de Justiça quando ele visitou Alagoas há quatro anos, quando estava na presidência do Conselho Nacional de Justiça.

“Falava com a desembargadora Elisabeth e ela me dizia que havia sido destruído um fórum em Alagoas. Vejam os senhores: um sujeito chegou com esperança de emprego no Mato Grosso ou em Minas Gerais e as pessoas vendiam tudo o que tinham para viajar. Pagavam R$ 150,00 para que eles fossem transportados para este Eldorado. Esse sujeito desapareceu com o dinheiro. Ele foi preso e o juiz da cidade soltou. As pessoas, então, quebraram o fórum”, disse Mendes.

Este episódio aconteceu em Matriz de Camaragibe. Além do fórum- que foi depredado- os moradores que foram vítimas do estelionatário quebraram outros patrimônios e a cidade chegou a ser cercada pelo Bope, para conter a fúria da população.

.