BLOG

Gigantinhos: HGE confirma morte de aluno por meningite

A direção do Hospital Geral do Estado confirmou a morte de uma criança de 1 ano por meningite.

Ela era aluna da creche Gigantinhos do bairro Santos Dumont.

Veja nota:

*Nota de Esclarecimento*

O Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, informa que acolheu uma criança, do sexo masculino, com 1 ano de idade, nesta segunda-feira (2), com história de constipação, distensão abdominal e febre. Durante o atendimento foi identificada uma infecção no ouvido, cujo exame laboratorial revelou a existência de Strotococcus pneumoniae com ação nas meninges, caracterizando o quadro de Meningite por Pneumococos. Internado imediatamente na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica, onde foi realizado o tratamento por equipe especializada multidisciplinar, o menor não resistiu a ação nociva da bactéria, tendo o óbito confirmado nesta sexta-feira (6).

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) reforça a importância de manter a caderneta de vacinação atualizada para proteger a saúde individual e coletiva contra doenças infecciosas graves, entre elas a vacina Meningocócica ACWY, disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Aos 2 meses e aos 4 meses de vida, primeira e segunda doses da vacina pneumocócica 10 valente (conjugada), protege contra doenças graves causadas pela bactéria pneumococo; aos 3 meses e aos 5 meses de vida, primeira e segunda doses da vacina meningocócica C (conjugada), que previne as doenças provocadas pela bactéria Neisseria meningitidis do subtipo C; aos 12 meses de vida, primeira dose de reforço das vacinas pneumocócica 10 valente (conjugada) e meningocócica C (conjugada). As crianças que por algum motivo perderam a oportunidade de receber a imunização nas idades indicadas, recomenda-se a administração de uma dose da vacina pneumocócica 10-valente até os 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade e da vacina meningocócica C (conjugada) até os 10 anos, 11 meses e 29 dias.

SESAU também confirma

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informa que uma criança de um ano de idade, que deu entrada no Hospital Geral do Estado (HGE) e veio a óbito, foi diagnosticada com meningite bacteriana, causada pelo pneumococo. Ela havia sido imunizada com a vacina Pneumo 10, que é disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e recebeu todo suporte, ao ser atendida no HGE, mas não resistiu.

A Sesau esclarece que, em casos de infecção por pneumococo, não é necessário realizar quimioprofilaxia, uma vez que se trata de uma bactéria que não requer esse tipo de medida de controle.

*NOTA de Esclarecimento*

O Igeve (Instituto de Gestão Educacional e Valorização do Ensino) lamenta profundamente o falecimento de uma criança de 1 ano e 11 meses, matriculada na unidade Gigantinhos (CMEI-RP) do Santos Dummont. O menino estava internado com meningite decorrente de uma infecção de ouvido.

A criança se queixou de dores no dia 30 de agosto, sendo os responsáveis imediatamente informados. Desde então, ele não retornou à creche e, na quinta-feira (5), a unidade escolar foi avisada do diagnóstico, que evoluiu para óbito nesta sexta-feira (6).

Equipes da Semed e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estiveram no CMEI, onde explicaram às famílias e colaboradores sobre o tipo da meningite, neste caso não contagiosa, e os procedimentos a serem adotados.

Reiteramos nossos profundos sentimentos aos familiares, nosso compromisso com o cuidado com as nossas crianças, ao tempo que nos colocamos à disposição para o que for necessário.

*IGEVE*

SOBRE O AUTOR

..