Ícone do site Repórter Nordeste

Franquia: 60% do capital deve vir do bolso do empreendedor

Terra

Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, uma franquia é uma empresa na qual o franqueador cede o uso de sua marca e distribuição de seus produtos ou serviços a um empresário (franqueador) mediante o pagamento de uma taxa. “Para começar uma franquia e garantir seu sucesso é preciso ter pelo menos 60% de capital próprio para pagar equipamentos, luvas, taxa de franquia, mobiliário e aluguel”, diz o diretor executivo da ABF, Ricardo Camargo.

Para Luiz Ricardo Grecco, consultor do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de São Paulo, o melhor é que o novo empresário coloque o máximo de capital próprio possível. “Quanto menos ele perder com o pagamento de juros, melhor. E é melhor arriscar com dinheiro próprio do que alheio já que os bancos pedem bens em garantias para conceder empréstimos”, diz.

Segundo ele, a credibilidade das franquias, que já têm um modelo de negócio de sucesso e, consequentemente, possuem um risco menor de fecharem as portas, é um facilitador para os investidores que procuram obter empréstimos. “Como o negócio já foi testado, os bancos já sabem quais as características de cada empresa e dão preferência para esse tipo de empreendimento na hora de conceder os empréstimos. Com certeza é mais fácil e menos burocrático procurar um empréstimo para uma franquia do que para um empreendimento independente.”

Conforme Camargo, a garantia do cumprimento dos empréstimos pelos franqueadores faz com que bancos públicos e privados tenham linhas de crédito próprias para esse tipo de empreendimento. Todos os seis principais bancos do País (Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, HSBC e Santander) possuem linhas de crédito especiais para franquias.
“Os grandes bancos já perceberam que é uma grande oportunidade oferecer crédito aos franqueados e já possuem um cadastro de franquias com informações completas sobre o negócio que facilitam na hora do financiamento”, afirma Grecco.

Para conseguir um financiamento para a franquia o empresário deve procurar o banco de sua preferência levando documentos pessoais, plano de negócios e modelo do contrato de franquia para que a instituição de sua preferência analise a proposta.

Sair da versão mobile