A imagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva apertando a mão do atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante uma reunião na Malásia, transformou-se no maior fenômeno de engajamento da trajetória do líder brasileiro nas redes sociais. A fotografia, divulgada neste domingo, alcançou um sucesso estrondoso, superando recordes em todas as métricas analisadas.
De acordo com um levantamento da Quaest, publicado pelo jornal O Globo, e rastreado pela nova ferramenta QuaestScan, o registro histórico obteve números impressionantes nas plataformas digitais: foram 72 milhões de visualizações, 778 mil menções, 22 milhões de curtidas e 7,5 milhões de compartilhamentos em veículos como Instagram, X (antigo Twitter), TikTok e Facebook.
Até então, a publicação mais popular de Lula nas redes era a foto em que ele aparecia de sunga, abraçado à esposa Janja da Silva, publicada em agosto de 2021. Na época, aquele registro — também capturado pelo fotógrafo oficial Ricardo Stuckert — havia alcançado 65 milhões de visualizações, 4,6 milhões de menções, 19 milhões de curtidas e 7 milhões de compartilhamentos.
A pesquisa da Quaest também analisou as reações do público entre 21 e 27 de outubro, com base nas menções ao encontro nas redes sociais. Os dados apontam que a maioria das publicações manteve um tom neutro, somando 54%. As reações positivas totalizaram 26%, enquanto as negativas ficaram em 20%.
Para o diretor da Quaest, Felipe Nunes, esses números refletem a intensa disputa simbólica entre os campos políticos no ambiente digital. “A direita tentando emplacar a menção a [Jair] Bolsonaro. A esquerda tentando comemorar a virada. A maioria observando”, afirmou o especialista, destacando a complexa teia narrativa que envolveu o encontro de alto nível.
*Com Agências












