Ícone do site Repórter Nordeste

FórumDCNTs promove lançamento inédito e live em comemoração aos 100 anos da 1ª aplicação bem-sucedida de insulina em humanos

O Fórum Intersetorial de Combate às Doenças Crônicas Não Transmissíveis (FórumDCNTs), que tem como proposta reunir lideranças dos setores público, privado e terceiro setor para o combate às doenças crônicas não transmissíveis através de suas plataformas digitais, realiza no dia 23 de janeiro uma live que debaterá os 100 anos da 1ª aplicação bem-sucedida de insulina em humanos. A live terá como debatedores Dr. Mark Barone, Vice-presidente global da Federação Internacional da Diabetes (IDF) e Coordenador Geral do FórumDCNTs, Dra. Hermelinda Pedrosa, Diretora de assuntos governamentais da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e Dr. Ronaldo José Pineda Wieselberg, Diretor adjunto da ADJ Diabetes Brasil. O evento será transmitido ao vivo pelo Youtube do FórumDCNTs.

Além dos debates sobre o marco dos 100 anos, será lançado durante o evento o material inédito “Linguagem Importa!” (Language Matters). “Assim como já disponível em outros países, incluindo Austrália, Inglaterra, Estados Unidos e Canadá, esta será uma valiosa referência para atualizar a linguagem usada por profissionais de saúde, imprensa e demais interessados” afirma o coordenador do FórumDCNTs, Dr. Mark Barone. Esse material tem como propósito facilitar a comunicação, evitar estigmas e melhorar o engajamento da população em comportamentos saudáveis e autocuidados de pessoas com doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs).

O diabetes é uma doença crônica e sem cura que afeta 15,7 milhões pessoas adultas no Brasil e 537 milhões de adultos entre 20 e 79 anos em todo o mundo, segundo dados da Federação Internacional de Diabetes (IDF, sigla da nomenclatura em inglês). Quando se fala em crianças e adolescentes com diabetes tipo 1, usuárias de insulina, o país aparece em 3° lugar no mundo (92,4 mil, só entre jovens de 0 a 19 anos).

“O Brasil aparece no IDF Diabetes Atlas de 2021 como o 3° país que mais gasta com diabetes e o 29° que mais gasta anualmente por pessoa com diabetes no mundo” aponta Dr. Mark. Em 2021, 6,7 milhões de pessoas no mundo morreram em decorrência da doença, de acordo com a IDF. Nesse cenário de dados alarmantes, a insulina é indispensável no tratamento de pessoas com diabetes. Ainda assim, metade das pessoas com diabetes no mundo não têm acesso às insulinas que precisam ou têm acesso apenas parcial.

A descoberta da insulina
Em 1921, Frederick Banting e Charles Best descobriram que era possível remover insulina do pâncreas de cães, a substância foi testada em cães até janeiro de 1922, quando resolveram testá-la em humanos. Leonard Thompson, um garoto de 14 anos em estado grave devido ao diabetes recebeu a primeira injeção de extrato pancreático no dia 11 de janeiro. Essa primeira aplicação não foi bem-sucedida na redução de sua glicemia, além de causar alguns efeitos colaterais. Diante disso, o biólogo James Colip trabalhou ao lado de Banting e Best para purificar o extrato pancreático e assim puderam administrar novamente em 23 de janeiro de 1922 a insulina no garoto, quando finalmente obtiveram a resposta tão esperada de redução de sua glicemia.

O Coordenador do FórumDCNTs pontua: “Isso mudou completamente o cenário e a perspectiva de vida de mais de meio bilhão de pessoas com diabetes no mundo. Uma porcentagem importante dessas pessoas que precisam de insulina não estaria viva se nesse dia a insulina não tivesse sido aplicada e não tivesse se mostrado eficiente para baixar a glicemia”.

Antes da descoberta da insulina, pessoas com diabetes tipo 1 tinham expectativas de vida baixíssimas e eram obrigadas a fazer dietas muito restritivas, com ingestão mínima de carboidratos e ainda assim os resultados não eram significativos, as pessoas morriam em pouco tempo. “O dia 23 de janeiro é uma data considerada muito importante não apenas na história da medicina e da saúde global, mas da humanidade como um todo”, conclui Dr. Mark.

Serviço
Lançamento Inédito e Live de 100 Anos da 1ª Aplicação Bem-Sucedida de Insulina
Data: 23/01/2022
Horário: 16h às 18h

Para mais informações, acesse:
https://www.forumdcnts.org/post/live-100-anos-aplicacao-insulina

I

Sair da versão mobile