Fortaleza tem calçadas mais bem avaliadas; Manaus, as piores

O ranking das calçadas levou em conta a existência de irregularidades, degraus, obstáculos

Jornal Nacional

Um estudo inédito feito em 12 cidades brasileiras descobriu quais são as melhores e as piores calçadas do país.

Confira o ranking das cidades com as melhores e piores calçadas do Brasil ao final desta página

Bonita, regular e agradável: a melhor calçada do Brasil fica na Avenida Faria Lima, em São Paulo, segundo um levantamento divulgado nesta quinta-feira (26).

Esse pedacinho da cidade merece elogios mesmo. É espaçoso, sem obstáculos, tem jardins, rampas para cadeiras de roda e piso especial para orientar quem não enxerga.

“Uma cidade que tem calçadas bem cuidadas, bem construídas e acessíveis, é uma cidade civilizada, que tem uma preocupação com o ambiente urbano”, diz Marcos de Sousa, coordenador do levantamento.

O ranking das calçadas levou em conta a existência de irregularidades, degraus, obstáculos. A largura e a presença de iluminação e sinalização também foram avaliadas. A pior nota, em São Paulo, foi para a Rua Darzan, na Zona Norte.

“Aqui é difícil andar, ainda mais com esse salto”, brinca a consultora de vendas Raissa Marcondes.

Se andar é difícil, imagine passear com o bebê. “É horrível para subir aqui com carrinho, porque a calçada é muito quebrada”, reclama a babá Eliane dos Santos.

No local, é preciso desviar de postes, do lixo, escapar de armadilhas nem que seja segurando nas paredes.

Existem calçadas muito piores do que essa, mas os voluntários que fizeram o levantamento não podiam ir a todas as ruas do Brasil. Então, eles escolheram algumas com características em comum. Tinham que ficar em bairros urbanizados há mais de 50 anos, perto de hospitais e terminais de transporte público e com grande movimento de pedestres.

Ao todo, 102 ruas foram visitadas e, na média, Fortaleza tem as melhores calçadas. As da Avenida Bezerra de Menezes foram as mais elogiadas.

Salvador está entre as três cidades com piores calçadas.

“A pessoa tropeçar aqui é capaz de quebrar a perna, braço e acontecer até acidente pior”, diz o pedreiro Régis Correia.

O Rio de Janeiro é ainda pior. As calçadas da Cidade Maravilhosa, visitada por gente do mundo inteiro, estão mal conservadas.

O último lugar do ranking ficou com Manaus. O mato cobre a calçada e os carros ocupam o lugar que é dos pedestres. Aos 78 anos, seu Artur conhece calçadas em várias cidades do país. Ele não queria que fossem todas iguais. Apenas que dessem a todos condições de caminhar com segurança.

“A gente andava até de olho fechado”, ri.

As prefeituras do Rio de Janeiro, de Manaus, Fortaleza, Salvador e São Paulo informaram que a manutenção das calçadas é compartilhada com os donos de imóveis, e quem descumpre as normas está sujeito a multa.

Veja as médias gerais das calçadas avaliadas:

Fortaleza 7,60 (melhor)
Belo Horizonte 7,05
Curitiba 6,83
Porto Alegre 6,60
São Paulo 6,32
Goiânia 6,13
Brasília 5,98
Natal 5,08
Recife 4,95
Salvador 4,61
Rio de Janeiro 4,5
Manaus 3,60 (pior)

.