Fogo contra fogo

Magno Francisco

A violência estrutural e sistemática do racismo e do fascismo no capitalismo brasileiros não vai ser superada após um diálogo bem feito ou após um pedido de tolerância. Esse combate não é mediado por argumentos racionais.

Também não será derrotada com apelos a afetos impossíveis de serem universalizados numa sociedade dividida em classes.

Palavras de ordem como “parem de nos matar” ou o “amor vai vencer o ódio” já nascem derrotadas.

A violência dos opressores só pode ser superada a partir da violência organizada dos oprimidos. O direito de viver em paz não se pede, se conquista! A história do mundo prova isso.

Já pensou se Acotirene, Ganga Zumba, Zumbi e Dandara tivessem ficado pedindo a liberdade? Jamais o Quilombo dos Palmares seria possível!

O Brasil tem sua história atravessada pelo latifúndio escravagista. A herança desse processo histórico define de maneira indelével quem está destinado a viver ou a morrer.

Jamais existiu democracia no Brasil para os explorados e oprimidos. O estado democrático de direito é uma quimera para 9 a cada 10 pessoas.

Qual o sentido de alimentar ilusões? Está na hora de aprender com a ciência da história, se preparar para confrontar os opressores e deixar de floreio liberal e pequeno-burguês.

.