Ícone do site Repórter Nordeste

Filiação de Galba ao PT faz Renan dividir poder com Collor, entre petistas

Odilon Rios
reporternordeste.com.br

A filiação do presidente da Câmara, Galba Novaes (PRB), ao PT altera as relações de poder entre os próprios petistas. O partido é comandado em Alagoas pelo senador Renan Calheiros, que é do PMDB- representado no PT pelo presidente do partido, Joaquim Brito- mas o poder do partido de Dilma Rousseff em Alagoas passa a ser dividido com o senador Fernando Collor (PTB)- Galba é ex-vice de Collor na disputa ao Governo ano passado e, desde sempre, um “colorido” de carteirinha.

O pacto do meio a meio usa a mesma estratégia do ano passado: Collor e Renan vão repartir, em tantos lados quanto for preciso, a aliança- para neutralizar os vários candidatos do Palácio República dos Palmares, que disputam a Prefeitura de Maceió em 2012.

A base do PT vai pedir votos a Galba Novaes; o ex-governador Ronaldo Lessa deve ser lançado pelo PDT- com o mesmo apoio de Collor e Renan.

E sabendo que o Palácio República dos Palmares usa a mesma estratégia, o quadro se desenha assim: a deputada federal Rosinha da Adefal (PT do B) pode ser lançada para enfraquecer o deputado federal Rui Palmeira (PSDB)- cuja base de votos é Maceió, e mesmo o deputado estadual Jeferson Morais (DEM)- o celeiro de votos dele é a capital.

A estratégia de desgaste funciona também para o secretário de Infraestrutura, Marco Fireman, que vai ser devorado na disputa- a secretaria dele é investigada pelo Ministério Público Federal.

E os candidatos do lado colorido/calherista podem neutralizar também o deputado federal Givaldo Carimbão (PSB).

Divididos, palacistas, coloridos e calheiristas se unem mais à frente: no segundo turno- quando os polos deverão ser o candidato do governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) de um lado; o candidato de Renan/Collor, do outro.

Em meio a este emaranhado, o PSOL ou PCB- últimos representantes da esquerda- sequer terão candidatos que possam desgastar tantos outros candidatos, com a mesma tarefa: desgastarem-se uns aos outros.

E divididos, Collor e Renan passam a priorizar Galba Novaes- “blindado” por ambos por seus vários e tão divergentes candidatos a Prefeitura da capital.

Lembrando: à exceção de Lessa- sem mandato e provavelmente enrolado na lei do Ficha Limpa ano que vem, Galba Novaes será o único- do lado Renan/Collor- que fica sem mandato se perder a disputa de 2012.

O governador deve buscar um candidato para blindar também. Será Carimbão?

Sair da versão mobile