Filhotinho de panda concebido por inseminação artificial passa por exames

AFP

Como a barriguinha estava cheia, os veterinários concluíram que ele está conseguindo se alimentar sem dificuldades (AFP PHOTO / Smithsonian's National Zoo / Courtney Janney )

O Zoológico Nacional Smithsonian, em Washington (EUA) revelou neste domingo a imagem de um filhote recém-nascido de urso panda que passou por exames. De acordo com a equipe da instituição, o ursinho é robusto, totalmente formado, tem pele brilhante e saudável.

Ele pesa apenas 137 gramas (quando adulto, o animal pode atingir 160 kg), está com frequência cardíaca estável, e os veterinários foram capazes de ouvir sons de respiração de ambos os pulmões. Como a barriguinha estava cheia, os veterinários concluíram que ele está conseguindo se alimentar sem dificuldades.

O filhote é o terceiro de Mei Xiang, de 15 anos, e foi concebido por meio de inseminação artificial em 30 de março. Há dúvidas sobre a paternidade do pequenino, uma vez que foram utilizadas amostras de sêmem de dois machos. Os cientistas vão realizar um teste de paternidade nas próximas semanas.

Os pandas gigantes são uma das espécies mais ameaçadas do mundo. A destruição do habitat natural e a dificuldade de concepção peculiar da espécie resultaram em números preocupantes: há apenas 1.600 deles vivendo na natureza e cerca de 300 em cativeiro.

.