Fidel Castro: boatos sobre morte ‘é mau agouro’

O líder cubano Fidel Castro, que reapareceu em público no sábado após mais de seis meses de ausência, afirmou que não lembra “sequer o que é uma dor de cabeça” e classificou como “aves de mau agouro” os que divulgam “as mais insólitas estupidezes” sobre sua saúde, segundo um comunicado divulgado nesta segunda-feira (22). As informações são da AFP.

“Aves de mau agouro! Não lembro sequer o que é uma dor de cabeça. Como prova do quanto são mentirosos, lhes mostro as fotos que acompanham este artigo”, afirma Castro, de 86 anos em seu texto, publicado pelos meios de comunicação locais e intitulado ironicamente “Fidel Castro está agonizando”.

Segundo a agência internacional, nove fotografias foram publicadas no site governista Cubadebate (cubadebate.cu). Ele aparece com um semblante calmo em uma plantação, vestindo camisa xadrez, calças esportivas e um chapéu típico de camponês cubano feito de palha.

Explica a AFP que Fidel aparece em fotos segurando uma bengala ou lendo o jornal oficial, o Granma.

“Deixei de publicar Reflexões porque certamente não é o meu papel ocupar as páginas de nossa imprensa, consagrada a outras tarefas que o país requer”, explicou o ex-líder cubano.

Castro reapareceu em público no sábado acompanhando o político venezuelano Elías Jaua até o Hotel Nacional, localizado no bairro central de El Vedado em Havana, onde também tirou fotos com os funcionários, mostradas no domingo à imprensa por Jaua.

Castro não aparecia em público desde 5 de abril, quando recebeu em Havana a líder estudantil chilena Camila Vallejo, e sua ausência desencadeou uma onda de rumores sobre sua saúde, incentivada porque também deixou de publicar seus artigos.

.