BLOG

Exclusividade feminina em cuidados íntimos na Educação Infantil: Fórum pede veto

O Fórum Alagoano em Defesa da Educação Infantil fez uma Carta Aberta direcionada ao governador Paulo Dantas. Abaixo, o texto completo:

” O Fórum Alagoano em Defesa da Educação Infantil de Alagoas, as instituições, entidades, organizações, grupos e movimentos sociais organizados abaixo assinados vêm a público dirigir-se ao Governador do Estado de Alagoas, Sr. Paulo Suruagy do Amaral Dantas, a fim de solicitar o veto ao Projeto de Lei Ordinária n. 862/2024, aprovado recentemente na Assembleia Legislativa.

De autoria do Deputado Mesaque Padilha, o projeto pretende atribuir ” a profissionais do sexo feminino a exclusividade nos cuidados íntimos com criança na Educação Infantil”. Alertamos para os efeitos danosos que tal projeto, caso sancionado, terá para os processos educacionais, para as carreiras e para a ilegalidade e inconstitucionalidade de tal norma. Destacamos, ainda, que propostas semelhantes já foram apresentadas em outros lugares, como São Paulo, Ceará e Mato Grosso (este último, para restringir os cuidados de profissionais de enfermagem) e que todas as proposituras não vieram a se firmar pelos argumentos que desenvolvemos a seguir.

Em sua justificativa, o próprio propositor evidencia a contradição: “não implicando, evidentemente (sic) que todos os homens são (sic) abusadores” e reconhecendo que “estudos referentes ao estupro de vulneráveis revelam que, infelizmente, a maior parte dos crimes ocorre no seio familiar da vítima, de forma que se poderia alegar ser a norma proposta hipócrita, por não proteger a criança do risco existente me casa”.

Tal norma, caso sancionada, reforça estereótipos de gênero, sobretudo aquele no qual homens não saberiam cuidar de crianças e que as mulheres teriam esse saber naturalmente, em decorrência da maternidade. Sustentamos que o trabalho docente é uma atividade intelectual e técnica, aprendida em curso de formação próprios, a saber, o Curso de Pedagogia, e também no dia a dia da prática profissional. Homens e mulheres podem e devem cuidar das crianças pequenas na sociedade. Também, ao ter contato com professores e outros  profissionais da educação do sexo masculino, inclusive em atividades de cuidados do corpo, as crianças aprendem que todas as pessoas podem cuidar umas das outras, independentemente do seu gênero.”

 

SOBRE O AUTOR

..