Ícone do site Repórter Nordeste

Estudo revela que Alagoas terá a 2ª maior taxa de crescimento do País até 2020

A recente desaceleração nas vendas do comércio varejista paraibano está com os meses contados. Segundo projeções da empresa de consultoria norte-americana McKinsey, complementada por dados da empresa de geomarketing Escopo, a Paraíba está entre as maiores taxas de crescimento nas vendas de varejo do país.

No ranking dos dez estados brasileiros com maior possibilidade de crescer, a economia paraibana aparece na quarta posição, com uma previsão de alta de 179% até 2020. Em 2010, os paraibanos consumiram o equivalente a R$ 7,1 bilhões, número que deve saltar para R$19,8 bilhões, em 2020, segundo o estudo. À frente, aparecem outros três estados do Nordeste: Pernambuco (193%), Alagoas e Piauí (ambos com 186%).

A estimativa da empresa de consultoria McKinsey surpreende até mesmo o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas da Paraíba (FCDL-PB), José Lopes Neto. “Ainda faltam muitos investimentos para que nossa economia se equipare à de alguns estados vizinhos, mas, de qualquer forma, o Estado vem crescendo nos últimos anos. Acho que o boom da construção civil e a preocupação das empresas locais com qualificação têm ajudado no crescimento”, diz.

A capital paraibana também aparece no estudo com destaque. É a quarta capital que mais deve crescer até 2020. Com taxa anual de 9%, João Pessoa empata com Porto Velho e Brasília, ficando atrás apenas de Maceió, Boa Vista e Macapá. “O turismo cresceu bastante por aqui e o Governo tem equilibrado bem as contas. Além disso, a renda da população aumentou e a facilidade de crédito, redução de taxas de juros têm viabilizado o consumo”, destacou o presidente da CDL- de João Pessoa, Eronaldo Maia.

As informações são do Jornal da Paraíba

Sair da versão mobile