Estudantes e docentes realizam manifestação na sede da Secretaria de Esporte

Diário do Nordeste

Estudantes e professores da Universidade Estadual do Ceará (UECE) realizaram manifestação na sede da Secretaria do Esporte do Ceará e do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE) pela falta contratação de professores efetivos. O protesto começou por volta das 10 horas desta quinta-feira (27).

A porta de vidro que dá acesso à entrada do órgão quebrou com a entrada dos estudantes .

Segundo informações da Secretaria do Esporte, representantes do Sindicato dos Docentes da Uece (Sinduece) e estudantes estiveram no gabinete do secretario de Esporte, Gony Arruda. O objetivo dos manifestantes é conseguir uma reunião com o governador do Estado, Cid Gomes, para a criação de concursos e contratação de professores efetivos suficientes para cobrir todas as disciplinas.

A porta de vidro que dá acesso à entrada do órgão quebrou com a entrada dos estudantes. Mas a Secretaria ressaltou que não houve nenhum tipo de violência durante o protesto. Policiais do Cotan estão no local para manter a segurança.

O estudante do curso de Serviço Social, Leonardo Santos, estava no local e informou à Redação Web do Diário do Nordeste que mais de 300 manifestantes participaram do evento. Segundo o jovem, não é a primeira vez que ocorre manifestação pela falta de professores na Uece. “No momento em que a Polícia chegou, quem estava dentro da secretaria não poderia sair e quem estava fora não podia entrar. Depois da negociação todos entraram”, explicou.

Segundo os manifestantes, a Universidade Estadual do Ceará (Uece) está com uma carência de 350 professores e o edital liberado pelo Governo Estadual do Ceará só cobre 76 docentes. Apenas no curso de Serviço Social, 14 disciplinas estão sem professores.

Após a conversa no gabinete, os manifestantes devem realizar uma assembleia para discutir se vão continuar com os protestos.

UECE

Através de nota, Jackson Sampaio, reitor da UECE, afirmou que a universidade está ciente da necessidade de reposição de mais professores e que, neste momento, 76 vagas estão sendo oferecidas por meio de concurso público para professor efetivo.

Além disso, Sampaio esclarece também estão sendo ofertadas 132 vagas, conforme edital publicado no DOE de 19 de setembro, para processo seletivo de professor substituto, devido a afastamentos temporários.

.