Ícone do site Repórter Nordeste

Estudante americano é condenado a 15 anos de prisão na Coreia do Norte

France Presse

Um estudante americano que admitiu ter roubado material de propaganda foi condenado, nesta quarta-feira (16), a 15 anos de trabalhos forçados na Coreia do Norte por crimes contra o estado, informou a agência oficial de notícias chinesa “Xinhua”.

A condenação de Warmbier – estudante de 21 anos da Universidade de Virgínia – foi pronunciada pelo Supremo Tribunal norte-coreano, acrescentou a agência em um breve comunicado a partir de Pyongyang.

A imprensa oficial norte-coreana ainda não confirmou a condenação de Warmbier, detido em janeiro quando se preparava para deixar o país.

Otto Warmbier foi preso na Coreia do Norte ao tentar roubar um item de propaganda no hotel onde estava em Pyongyang, como parte de uma excursão. De acordo com a imprensa norte-corena, ele teria confessado o crime. A peça de propaganda política estava em uma área reservada aos empregados do hotel.

A prisão ocorreu em um momento delicado, logo após a Coreia do Norte realizar seu quarto teste nuclear e os Estados Unidos iniciarem uma campanha para obter nas Nações Unidas sanções mais duras contra Pyongyang, o que efetivamente ocorreu no início de março.

Sair da versão mobile