Ícone do site Repórter Nordeste

Estados Unidos criticam Putin e pedem revisão do julgamento das pussy riots

Fillipe Mauro – Opera mundi

No momento em que os atritos entre a diplomacia dos Estados Unidos e da Rússia se intensificam diante de divergências sobre o conflito sírio, Washington alfinetou o governo Putin qualificando como “desproporcional” nesta sexta-feira (17/08) a sentença de dois anos de reclusão imposta às três integrantes da banda Pussy Riot.

Ao pedir que autoridades russas revejam o processo, o Departamento de Estado se disse há grande preocupação “tanto com o veredicto quanto com as sentenças desproporcionais impostas por um tribunal de Moscou no processo contra os membros da banda Pussy Riot”.

De acordo com a porta-voz Victoria Nuland, a situação significa um “impacto negativo sobre a liberdade de expressão na Rússia”.”Pedimos às autoridades russas que revejam esse processo e assegurem que o direito à liberdade de expressão seja mantido”, disse.

Presas já há cinco meses, elas foram sentenciadas na sexta-feira (17/08) por terem protestado em fevereiro contra o presidente da Rússia, Vladimir Putin, na principal catedral de Moscou.

Desde então, o progresso conquistado pelo presidente Barack Obama nas relações entre Moscou e Washington se abalaram por conta de acusações de que os EUA estariam interferindo na política doméstica russa.

Sair da versão mobile