Ícone do site Repórter Nordeste

Espanha: incêndio florestal obriga retirada de 2 mil pessoas

Agência O Globo

Um incêndio florestal obrigou a retirada preventiva de cerca de 2 mil moradores do interior da província de Valência, na Espanha. O forte vento que assolou a região durante a noite de domingo e a manhã desta segunda-feira aumentou as chamas, multiplicando focos de incêndio. O fogo alcançou o interior montanhoso de Valência, conhecido como o pulmão verde da província.

Mais de 350 bombeiros e 27 aviões com jatos d’água e helicópteros foram mobilizados nesta segunda-feira para tentar acabar com o fogo, que agora está a cerca de 50 quilômetros da capital da província, também chamada Valência. O ministro-chefe regional do Interior Serafin Castellano disse que o maior inimigo agora são “as condições climáticas”. O fogo, que começou em Chulila, já atinge seis cidades. Quatro focos ainda estão sem controle.

O que motivou o incêndio ainda não está claro. Segundo fontes, o fogo poderia ter começado por uma faísca nos arredores ou na central elétrica de Chulilla.
Os responsáveis pelo serviço de emergência da região acreditam que o vento vai melhorar ao londo do dia e mudar de direção. Autoridades esperam que as temperaturas abaixem também para facilitar o trabalho dos bombeiros. Só neste ano, mais de 1600 quilômetros quadrados de floresta e regiões campestres foram queimadas na Espanha.

Sair da versão mobile