ES: Cansados de esperar, moradores quebram creche e posto de saúde

Manifestantes destruíram parte da construção da creche e da unidade de saúde de São Torquato, em Vila Velha,Espírito Santo, no final da tarde deste domingo (14). Cansados de esperar pela conclusão da obra, os moradores resolveram quebrar tudo. Eles usaram marretas e até uma picareta para colocar a estrutura abaixo. Eles dizem que estão cansados de esperar pelo fim da obra e, agora, querem uma área de lazer na região. A Prefeitura de Vila Velha informou que está reavaliando os contratos firmados na gestão passada.

Os moradores reclamam que a obra foi abandonada pelo poder público e o espaço virou abrigo para usuário de drogas. “O prefeito deu a resposta pra nós, que em 2015 iria ver essa questão. Nós estamos em 2013, quantos crimes vão acontecer até lá? Para nós, é uma situação difícil”, disse a moradora Catia Rodrigues.

Na semana passada, duas pessoas foram baleadas no espaço. “Sexta-feira, atiraram num casal aqui. Não sei se morreram. Aqui virou ponto de drogas. Por isso a comunidade se juntou e quebrou tudo”, comentou a moradora Neir do Nascimento.

A placa afixada no terreno mostra que a obra iria custar mais de R$ 1,5 milhão, dinheiro do governo federal. No final da destruição, tudo virou fogueira. Depois de esperar pela unidade de saúde e pela creche, agora, os moradores de São Torquato querem um espaço de lazer. ”Vamos botar a cabeça pra funcionar. Se o projeto é de um milhão e pouco, nós não queremos um milhão e pouco, nós queremos um campo aqui. É simples”, disse o morador Hudson Nascimento.

Prefeitura
A Prefeitura de Vila Velha informou que está reavaliando os contratos firmados na gestão passada. Houve problema estrutural e foi constatado que o valor orçado não iria contemplar a obra, por isso a revisão. A previsão é de que a unidade de saúde esteja pronta até 2015. hoje, não terá reunião entre moradores e a prefeitura. Sobre o possível viaduto, a gestão disse desconhecer o projeto. A Cesan está realizando obra de drenagem no bairro.

Fonte: G1

.