Show de Mulheres: Flor do Mandacaru apresenta Mães da Canção

Assessoria do Grupo Flor do Mandacaru

Mandacaru vem do Tupi “Mãdaka’ru” — espinhos agrupados danosos. Cacto brasileiro, que não escolhe lugar pra nascer e que faz do semiárido do Nordeste o seu território.

De todo o Brasil, o Nordeste; terra de maravilhas e contradições que nesta planta encontram tradução: há flores que brotam entre os espinhos agrupados danosos.

Flores imensas e imperativas que se abrem e duram somente uma noite, mas que escancaram força nos olhos de quem tem a sorte de ver. A flor do Mandacaru é a flor da resistência.

No Brasil, nascer e crescer entre os espinhos danosos do machismo, do preconceito, do feminicídio, da impossibilidade de escolher com total liberdade os caminhos do próprio corpo, da luta de ser mulher sem ter nascido no corpo de uma — tudo isso exige infinita resistência. Ser mulher é resistir.

Ana Galganni é professora, musicista e preparadora vocal do grupo.

O grupo Flor de Mandacaru surge neste solo tão fértil quanto árido.

Sete mulheres com vivências e vozes distintas, idades e profissões diversas, histórias e caminhos diferentes que se unem pelo mesmo substrato, pelo mesmo caule — a música.

Nela, encontram vazão para alegrias, tristezas, saudades, questionamentos, amores, lutas. Mulheres que falam por si e pelas outras; mulheres que falam por todas.

 

Rosiane Soares é a mais nova integrante do grupo

O GRUPO

O grupo começou com 6 mulheres, mas, ganhou uma nova integrante, então somos 7: Cleane Cavalcante, Ítala Manoela, Juliana Alvarenga, Wedna Miranda, Maria Costa, Denise dos Anjos e a mais nova integrante Rosiane Soares.

Sete mulheres com vivências, idades e vozes distintas que se unem pelo mesmo substrato, pelo mesmo caule — a música. Elas se conheceram na escola de música Vila Lobos, em Maceió/AL, fazendo aula de técnica vocal com o músico e compositor Kemesson Lemos.

A partir daí, nasceu a afinidade musical e pessoal.

Se apresentaram em diversos projetos pela cidade, inclusive subindo aos palcos do Teatro Deodoro, Centro Cultural Arte Pajuçara, entre outros. Atualmente são alunas de técnica vocal da cantora, compositora e musicista Ana Galganni (Divina Supernova), que abraçou o projeto Flor de Mandacaru.

QUAL O ESTILO?

Música Popular Brasileira

SHOW MÃES DA CANÇÃO (Texto: Ana Galganni)

Através de uma pesquisa profunda, tornou-se urgente tocar neste assunto, dando enfoque no passo primordial da canção: a composição. No show Mães da Canção, o grupo Flor de Mandacaru mostra ao público que clássicos da música brasileira que são comumente creditados a homens são também, e principalmente, criações femininas.

Compositoras que foram invisibilizadas por não serem tão famosas quanto seus parceiros; mulheres que sofreram o preconceito de serem mulheres na música, entre outros casos. O repertório traz também canções desconhecidas do grande público que foram compostas por mulheres com histórias incríveis de luta e esperança por dias melhores dentro do ofício musical. Um detalhe importante: compositoras de todos os estados do Nordeste são cantadas neste show. Esse é o primeiro show do grupo.

O grupo tem como preparadora vocal a cantora, compositora e musicista Ana Galganni, que fará participação especial. Dela também é a concepção e o roteiro do show. A direção musical fica a cargo de Félix Baigon. Produção de Divina Home e Weldja Miranda.

A segunda edição do show “Mães da Canção” do Flor de Mandacaru será no dia 14 de dezembro/2018, no Teatro de Arena Sérgio Cardoso, às 20h.

BANDA Félix Baigon (@felixbaigon) — Contrabaixo

Toni Augusto (@toniaugustolemos) — Guitarra

Allysson Paz (@pazally) — Bateria

Ronalso Cirino (@ronalso_cirino) — Percussão

MÚSICOS CONVIDADOS

Mila do Acordeon (@milladoacordeon) — Acordeon

Wilbert Fialho (@willbertfialho) — Violão de 7 cordas

Ana Galganni (@anagalganni) — Arranjos de backing e arranjo vocal da canção Flor de Mandacaru

RECEPTIVIDADE DO PÚBLICO

Apesar deste ser o primeiro projeto do Flor de Mandacaru, o Show Mães da Canção, na sua primeira edição, ocorrida no dia 21 de setembro/2018, também no Teatro de Arena Sérgio Cardoso, teve uma ótima receptividade do público. As pessoas que lá estavam viveram conosco e aplaudiram a ideia, a concepção do trabalho e ficaram surpresas com as descobertas musicais que revelou compositoras desconhecidas, bem como compositoras de canções muito conhecidas do grande público, mas, que não tem o reconhecimento merecido das suas canções. A primeira edição foi mágica, tanto pela emoção de estarmos mostrando um trabalho de pesquisa musical feito com muito amor, quanto pelo carinho demonstrado pelo público que o recebeu com muito carinho. Esperamos poder repetir com o mesmo entusiasmo e interação com o público nessa segunda edição, isso é muito importante para nós.

EXPECTATIVAS PARA 2019

Queremos continuar estudando e executando os frutos dos nossos estudos, teremos novidades para 2019, com uma nova ideia, mas, ainda embrionária. Nosso objetivo é dar continuidade ao nosso aprendizado técnico-vocal, com nossa preparadora/professora Ana Galganni e fazermos novos trabalhos baseados em pesquisas musicais, o que enriquece muito nosso conhecimento, adentrando no universo de compositoras e compositores da nossa música.

SERVIÇO:

O QUE: Show “Mães da Canção” – 2ª edição – Grupo Flor de Mandacaru

QUANDO: 14 de dezembro/2018, as 20h.

ONDE: Teatro de Arena Sérgio Cardoso (ao lado do Teatro Deodoro)

VENDA DE INGRESSOS: Johny’s Bar (Pajuçara), Bilheteria do Teatro Deodoro.

VALOR: R$ 20,00 inteira e R$ 10,00 meia

TELEFONE DE CONTATO: (82) 99962-2813

.