Em nota oficial, Prefeitura contesta informação sobre emendas federais

Cícero Almeida diz que faltou apuração da imprensa

Por Secom

A Secretaria Municipal de Comunicação da Prefeitura de Maceió vem a público manifestar estranheza com a divulgação de uma nota veiculada por jornalistas e blogueiros alagoanos, que surpreendeu a administração em função de uma fala atribuída ao prefeito Cícero Almeida, que teria sido feita durante sessão especial da Câmara Municipal de Maceió, tendo como pano de fundo a liberação das emendas do Orçamento da União. A Surpresa se deu, sobretudo, pela falta de uma apuração criteriosa da informação, como recomenda o bom jornalismo.

A notícia postada traz aspas de uma fala nunca dita pelo prefeito de Maceió. A Secretaria tem em mãos a gravação de todo o discurso que o Chefe do Executivo Municipal proferiu na Câmara de Vereadores. O conteúdo está à disposição de todo e qualquer profissional de imprensa, que zela pela verdade dos fatos.

A história assumiu um contexto de gravidade por que aspearam um texto e colocaram uma autoridade como responsável por ele, sem a devida checagem dos fatos. É extremamente lamentável o ocorrido até pela repercussão que se deu com base na invenção de uma nota que surgiu sabe-se lá com que interesses.

Em tempo, durante o pronunciamento feito na sessão da Câmara, o prefeito Cícero Almeida falou em alto e bom som da propaganda feita por parlamentares sobre as emendas federais. Propaga-se R$ 80 milhões em emendas, mas quando vão liberar só conseguem R$ 5 milhões. Ou seja, o valor original não chega e as obras custeadas pelo governo federal ficam prejudicadas. Este foi o real sentido da fala e está gravado.

Ainda assim, o prefeito de Maceió reconhece todo o esforço e o trabalho realizado pela bancada federal para ajudar, não apenas a capital, mas todo o Estado de Alagoas. Estado, aliás, que é o terceiro mais pobre do País e que sofre verdadeiramente com o chamado contingenciamento dos recursos federais.

Por fim, o prefeito da capital entende que a imprensa livre é fundamental para acompanhar par e passo os atos institucionais de toda e qualquer gestão pública. Só não concorda quando uns e outros, em nome da própria imprensa, usam de expedientes não recomendáveis ao jornalismo para denegrir, macular e até expor todo o preconceito contra uma administração, que, neste caso, é reconhecida pela população como a melhor já vista em Maceió, nos últimos 30 anos. Considerando que o objetivo é avançar sempre, qualitativamente, a expectativa da atual gestão é de que o sucessor de Cícero Almeida venha a fazer muito mais, para o bem de toda a cidade e seus munícipes.

.