Repórter Nordeste

Em busca de compreensão, marido registra luta da esposa contra o câncer

Estado de Minas

Quando o fotógrafo americano Ângelo Merendino conheceu Jennifer, pensou: “é ela!”. Foi a mesma sensação que seu pai teve quando conheceu sua mãe. Eles se casaram e levavam a vida de recém-casados, quando, cinco meses após o matrimônio, ela recebeu o diagnóstico de câncer de mama.

Ângelo conta que, no início, eles receberam muito apoio. Mas, com o passar do tempo – Jennifer lutou contra a doença durante cinco anos – amigos e parentes pareciam estar se afastando e evitavam saber as notícias daquela realidade.
Como cada pessoa busca sua maneira para enfrentar os desafios que se colocam, Ângelo resolveu fazer uma narrativa fotográfica, desde os primeiros momentos de casamento, passando pela rotina do tratamento e chegando aos momentos mais difíceis da doença. Ele não se furtou a registrar, inclusive, o fim.

Para o fotógrafo, as fotos buscam humanizar o câncer, com o objetivo de expandir a compreensão sobre esse drama. “As pessoas devem ouvir com mais atenção e carinho a história de quem passa ou passou por isso”, afirma.
O fotógrafo diz que cuidar dela era primordial e fotografar era secundário, mas as fotografias ajudam a lembrar de uma história que foi, essencialmente, de amor. Ele relata ainda que, depois da divulgação das primeiras imagens, o apoio e carinho iniciais voltaram a ser colocados diante do casal. Jennifer morreu há um ano e meio.

Veja as fotos na galeria e conheça o site construído por Ângelo Merendino: “The Battle We Didn’t Choose – My Wife’s Fight Against Breast Cancer” (em português, “A batalha que não escolhemos – A luta da minha mulher contra o câncer de mama”) mywifesfightwithbreastcancer.com e a página no Facebook:  www.facebook.com/pages/My-Wifes-Fight-With-Breast-Cancer

Foto:Reprodução
Sair da versão mobile