BLOG

Em Alagoas, família de pacientes ameaçam funcionários: ‘Quero ver se vai colocar covid-19’

Um funcionário do maior hospital público de Alagoas, o HGE, disse ao blog que foi ameaçado por familiar de um paciente que morreu no hospital e viu outra familiar de outro paciente, também internado, adotar o mesmo tom com um colega do trabalho: intimidação, caso nos registros médicos ficasse escrito que o doente estava com a doença.

“Eu quero ver se vai colocar covid-19 ou não sei o quê”, disse, ao relatar a ameaça contra ele. Um dos que estava em tratamento morreu.

“Alguns pacientes estão com síndrome de insuficiência respiratória e a gente não sabe se é covid-19. Eu vi familiares de 2 pacientes dizendo ‘eu quero ver se vai colocar covid, não sei o quê’. Porque a gente não sabe. A gente vê os sinais e os sintomas e a gente não tem porque não tem o [resultado] do exame que comprova isso e o paciente tinha 94 anos, faz dias que aconteceu isso pela madrugada e eu vi os familiares engrossarem contra a gente. ‘Vocês vão botar covid-19’. ‘Não, ele morreu de síndrome de insuficiência respiratória. Ficamos de mãos atadas porque a gente não sabe porque a doença também se instalou no HGE”, explicou.

Este funcionário está afastado do HGE, por apresentar sintomas do covid-19.

“Só chegam os EPis depois que a gente adoece. Ficamos enxugando gelo”, desabafou.

SOBRE O AUTOR

..