Repórter Nordeste

Em 2016, estima-se que Alagoas terá 520 novos casos de câncer de mama

cancer

Em 2016, estima-se que Alagoas vá registrar 520 novos casos de câncer de mama, 270 só em Maceió, pelos dados da Secretaria Estadual de Saúde.

O número é considerado alto. O câncer de mama é o segundo que mais mata no mundo. Perde para o de pulmão.

Por causa disso, a Sesau promove ações no Outubro Rosa. Objetivo é sensibilizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer.

De acordo com a supervisora de Ações Estratégicas da Sesau, Vera Mitomari, as ações irão se concentrar na sensibilização de acadêmicos e profissionais da saúde sobre as principais estratégias de identificação do câncer de mama e na orientação das mulheres com iniciativas educativas e no auto cuidado.

Para ela, todas as mulheres devem fazer o autoexame e a mamografia, que é uma radiografia dos seios, que permite a visualização de alterações, auxiliando no diagnóstico médico. “O diagnóstico precoce é a principal arma da mulher para evitar o óbito e sequelas permanentes”.

Também serão promovidas palestras para o público e atividades organizadas em parcerias com as administrações municipais. “Iremos realizar palestras na sede da Sesau, no dia 19, com profissionais que atuam no Serviço Único de Saúde para rastreamento do câncer de mama”, ressaltou Vera Mitomari.

Ainda no mês de outubro, a Sesau organizará um seminário com acadêmicos de todas as faculdades que possuem o curso de enfermagem. O tema do seminário será Mulher e o Câncer de Mama.

Com informações da assessoria de imprensa

Sair da versão mobile