Repórter Nordeste

Eliane Calmon: lei que autoriza venda de créditos fere Constituição

Em visita a Alagoas, a ministra-corregedora do Conselho Nacional de Justiça, Eliana Calmon, disse ser ilegal a lei que autoriza a venda de créditos- que um dia serão transformados em precatórios. Segundo ela, esse tipo de negociação “dá margem para que as pessoas se valham da amizade ou facilidades no Executivo” para conseguir o dinheiro com esta negociação e que avisou ao governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) sobre a prática.

“Acredito que isso não é legal porque fere o artigo 100 da Constituição Federal [que trata dos precatórios]”, disse Calmon. “Mas, a ação da Corregedoria se limita ao Tribunal de Justiça e o TJ de Alagoas não está contaminado com práticas ilegais”, completou.

Dados do setor de precatórios do Tribunal de Justiça indicam que Alagoas  acumula prejuízo de R$ 1 bilhão com a lei dos precatórios, criada em 2003.

Leia mais:

Pagamento de precatórios ilegais deu prejuizo de R$ 1 bi a Alagoas

Ex-secretário de Suruagy é condenado por fraude nas Letras

“Esse tipo de modelo de pagamento não foi adotado apenas em Alagoas mas em todo o Brasil. O que os governos explicam é que quase não existe desembolso de dinheiro neste tipo de negociação”, disse.

Sair da versão mobile