Segundo a organização não governamental Climate Central, aproximadamente dois milhões de residentes do Brasil serão impactados pelo aumento do nível do mar.
Um levantamento revelou que sete cidades brasileiras, incluindo Rio de Janeiro, Fortaleza e Salvador, estão sob ameaça de inundação devido às mudanças climáticas.
Nos últimos 30 anos, houve um aumento de 9cm no nível do mar e espera-se que este número chegue a 80cm até 2100, afetando uma população global de 800 milhões de pessoas.
Uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP) mostrou que o nível do mar no estado aumentou em 20cm ao longo de 73 anos, prevendo-se um aumento para 36cm até 2050.
A Climate Central identificou um total de 100 cidades em 39 países em situação de risco, com base em dados do IPCC.
Algumas dessas cidades, como o Rio de Janeiro, já estão adotando medidas de adaptação, como parcerias com a Nasa para monitoramento do nível do mar.
Em locais como Recife, estão sendo implementadas iniciativas como a desocupação de áreas vulneráveis, enquanto em Fortaleza está prevista a construção de um lago subterrâneo para conter a subida do nível da água.
*Com Agências