Sobre quais temáticas estão debruçados os candidatos da sua cidade?
Tanto aqueles que concorrem a cargos no executivo, como no legislativo municipal, precisam ser observados em seus discursos e atitudes, pois não é o oba-oba da campanha que importa para um mandato de quatro anos.
Nosso país está sob ataque de inimigos da democracia, aqueles que estão sempre votando contra o povo.
O seu candidato fala sobre isso?
Além de shows e festas, o que mais ele promove?
Como aquela pessoa que te pediu voto entende educação pública? Ela é incentivadora de cultura?
Se o candidato tenta amolecer o coração dos eleitores com discursos moralistas ou religiosos, saiba que essa é uma artimanha demoníaca, pois em política partidária o compromisso precisa ser social, humanitário, democrático, e não carregar nenhum compromisso com segmentos sociais, mesmo que seja religioso, pois o prefeito ou vereador deve representar toda a comunidade do município.
Para a maioria dos eleitores o sistema de saúde pública é fundamental, pois na hora da doença, do acidente, do acompanhamento preventivo, importa ter assistência garantida e imediata. O seu candidato pensa nisso?
Enfim, como os políticos da sua cidade estão tratando as mudanças climáticas?
Conhecem sobre ecologia?
Sobre humanidades?
Sobre o cotidiano da sua cidade?
Muitos se consideram aptos a assumirem cargos políticos pelo simples fato de associarem seus nomes a pessoas ricas ou políticos carreiristas. Isso é suficiente para tornar alguém uma autoridade municipal?
Ser eleitor é muito importante para a democracia, mas é preciso aprender sobre o voto e as consequências dele na vida real, fazendo cair a cortina de festejo que os maus políticos lançam neste período, quando deveriam estar defendendo pautas sociais sérias.
Sem eleitor politizado a democracia segue na UTI do sistema eleitoral.