Ícone do site Repórter Nordeste

Economia Solidária ganha visibilidade com exposições

Assessoria

“Estou há apenas três meses na Economia Solidária de Maceió, mas esse tempo já foi o suficiente para mudar a minha vida. Antes, meu faturamento mensal nem chegava aos R$ 200 e hoje, graças às exposições e encomendas, eu consigo ter uma renda de um salário mínimo”. Este é o depoimento da artesã Márcia Freire, uma das beneficiadas pelas ações da Diretoria de Economia Solidária da Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes). Márcia está participando da exposição “Você Me Faz Verão”, realização do Parque Shopping Maceió, em parceria com a Prefeitura de Maceió.

Nas peças, muito filé, renda, crochê, objetos para decoração, tiaras, biquínis e  quadros, entre outras artes. Com preços acessíveis que variam de R$ 10 a 60,  a exposição no Parque Shopping Maceió vem fazendo sucesso entre os turistas e maceioenses que passam pelo espaço. Em Maceió há uma semana, a argentina Anahí Melgarejo ficou encantada com a qualidade das peças expostas pelos empreendimentos solidários.

“Essa cidade não é bonita apenas por causa das praias, o artesanato também é encantador. Pena que lá na Argentina não encontramos essas peças maravilhosas. Estou levando uma bolsa e acho que vou comprar mais produtos para meus familiares”, disse a turista.

“O meu forte é o crochê, faço biquínis, chaveiros, blusas e graças à Deus minhas peças estão fazendo sucesso aqui na exposição. Vários turistas já passaram por aqui e nos elogiaram, falando que na cidade deles não existem produtos semelhantes. É uma satisfação e uma oportunidade única fazer parte da Economia Solidária , só tenho que agradecer a Prefeitura de Maceió pelo apoio à nossa categoria”, explicou Márcia Freire.

Na exposição Você Me Faz Verão é possível encontrar diversas peças rústicas feitas a partir de materiais como coqueiro, galhos de amendoeiras e goiabeira. As obras  são assinadas pelo conhecido artista Marcos Ritma.

“As exposições nos dão mais visibilidade e quando as pessoas chegam elogiam bastante também pela questão ambiental. Eu reaproveito tudo que posso. Passo nas ruas e quando vejo uma palha de coqueiro, por exemplo,  levo para casa porque sei que pode se tornar uma bela peça”, disse Marcos.

Integrante da Economia Solidária desde o início do trabalho da Diretoria de Economia Solidária da Semtabes, dona Marinete Vasco, já perdeu as contas de quantas exposições já participou.

“Essas exposições, principalmente em shoppings, fazem com que nossas peças fiquem ainda mais conhecidas e nos dão retorno financeiro. As encomendas sempre aumentam e eu estou adorando esse espaço. A economia Solidária mudou em 100% minha vida, aqui nós temos várias oportunidades”, comemorou Marinete.

A exposição Você Me Faz Verão segue até o dia 28 de fevereiro no piso L1 do Parque Shopping Maceió, próximo da loja Riachuelo. Os produtos dos grupos da Economia Solidária de Maceió também podem ser vistos no Maceió Shopping até o dia 06 de fevereiro. Lá, a exposição está localizada próxima à loja Marisa.

“Estas exposições se tornam vitrine do trabalho de Economia Solidária e são oportunidades que contribuem para o fomento deste segmento, que visa o crescimento integrado e fortalecimento do cooperativismo”, complementou Renato Ferreira, coordenador-geral de Fomento à Economia Solidária da Semtabes.

Sair da versão mobile