Ícone do site Repórter Nordeste

É normal sentir dor na primeira transa. Veja mitos e verdades sobre o início da vida sexual

R7

Em pleno 2016, meninas ainda são pouco orientadas sobre a primeira relação sexual. As mudanças corporais, psicológicas e hormonais dessas garotas geram diversas dúvidas, que muitas vezes deixam de ser respondidas pelo fato de o assunto ainda ser considerado um tabu. O ginecologista do Hospital Vila Nova Cachoeirinha, Maurício Sobral, listou mitos e verdades sobre a “primeira vez”.

1. É possível engravidar na primeira vez? VERDADE
Em qualquer relação sexual que envolve penetração há chances reais de gravidez. Mesmo que não ocorra a ejaculação dentro do corpo da mulher, os fluidos pré-ejaculatórios — que são eliminados durante o ato sexual — também contêm espermatozoides, que podem fecundar com o óvulo.

2. Sempre ocorre sangramento na primeira transa? MITO
Nem sempre há sangramento durante a primeira relação sexual e há diversas razões que podem explicar esse fato: algumas vezes, o hímen só se rompe depois da segunda ou terceira relação sexual; outras, a lubrificação em excesso pode influenciar no não sangramento. Além disso, muitas mulheres têm o hímen complacente, ou seja, é tão elástico que volta ao normal após a penetração, não se rompendo.

3. O corpo muda após a primeira vez? MITO
É muito comum ouvir que o corpo da mulher muda depois da primeira relação sexual — que ela pode ganhar peso e ter um aumento nos quadris e nos seios. No entanto, na verdade, essas mudanças acontecem devido à produção de estrógeno, hormônio feminino que aumenta com a puberdade  — período em que a maior parte das meninas perde a virgindade —, então não estão relacionadas ao ato sexual propriamente dito.

4.    É normal sentir dor na primeira transa? VERDADE
A dor não apenas na primeira vez, mas nas primeiras vezes, é muito comum, até porque a maior parte das meninas fica tensa durante o ato, dificultando a lubrificação e contraindo a musculatura do períneo — músculos que ficam ao redor da vagina e do ânus — tornando a penetração mais difícil. Além disso, a ruptura do hímen também pode causar desconforto a algumas garotas. No entanto, com o passar do tempo, as dores vão diminuindo e o ato vai ficando mais prazeroso.

5. A camisinha é 100% segura? MITO
Nenhum dos métodos contraceptivos é totalmente seguro, por isso é importante consultar um ginecologista antes de iniciar a vida sexual. Ele poderá indicar um anticoncepcional, que, juntamente ao uso da camisinha, elimina as chances de gravidez. Mas lembre-se: a camisinha não deve ser descartada porque é a única que pode prevenir a transmissão de DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis).

6. É possível contrair DSTs durante a primeira transa? VERDADE
As DSTs podem ser contraídas em qualquer relação sexual, independente de ser ou não a primeira vez. Isso porque os fluidos do sêmen, constituído por espermatozoides, podem ter doenças. As famosas ‘preliminares’, que muitas vezes não envolvem penetração, também podem transmitir DSTs.

 

 

Sair da versão mobile