É hipertenso? Saiba quais remédios você deve evitar

Hipertensão ou Pressão Alta, é uma doença que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo. Para piorar a situação, o quadro, muitas vezes é silencioso e, ainda, pode causar graves danos ao organismo se não for controlada. Além disso, os hipertensos já em tratamento não pode tomar qualquer tipo de medicamento, entenda mais, aqui no SaúdeLab.

A população hipertensa, normalmente, já consome mais de um medicamento para o controle da pressão. Geralmente são feitas associações pelos médicos para que o controle seja mais eficaz.  Além disso, é comum o hipertenso apresentar outras doenças como diabetes, colesterol elevado, ácido úrico e quantidade acima do normal e gastrite, que pode ser ocasionada pelo consumo excessivo de medicamentos.

remédios proibidos para hipertensos
Remédios proibidos para hipertensos | Reprodução: Rawpixel

Além dos remédios destinados ao controle da pressão arterial, também é necessário que os hipertensos tenham cuidados com as demais medicações consumidas, pois elas podem alterar a pressão arterial e coibir o efeito do remédio destinado ao seu controle.

Ainda é oportuno dizer também sobre o controle da dieta, evitando-se alimentos que elevem a pressão, entre eles estão o gengibre, o sal, adoçantes. Vale buscar orientações com Nutricionista ou outro profissional da saúde capacitado para tal.

Quais os medicamentos devem ser evitados pelos hipertensos?

O hipertenso não deve consumir sal, ou fazê-lo em quantidade mínima. Desta forma, medicamentos que tenham sal em sua composição deve ser evitados. Os exemplos são os sais de fruta e também os comprimidos efervescentes de vitamina C. Aliás, estes medicamentos usam o sal para provocar a efervescência.

Outros medicamentos que só devem ser utilizados com acompanhamento médico são os corticoides como a prednisona. Além disso, os corticoides são prescritos para tratamentos reumatológicos, gastrointestinais e nefrológicos.

Ainda, anti-inflamatórios, como o diclofenaco e ibuprofeno, também são remédios que hipertensos não devem tomar sem orientação médica ou do farmacêutico, pois eles podem interferir na ação dos remédios utilizados para controle da pressão.

Vale lembrar que os chás também deve ser ingeridos com cautela pelo hipertenso, um exemplo é o chá verde, que não deve ser tomado pelo hipertenso.

É possível a um hipertenso viver normalmente, devendo apenas ter cuidados redobrados em relação à alimentação, aos hábitos de vida saudáveis, como prática de exercícios físicos regulares, além de evitar o tabagismo, bebida alcoólica e assim prolongar a perspectiva de vida com qualidade.

Além disso, é primordial abandonar o consumo de quaisquer outros remédios usados sem a devida orientação médica. Assim, o ideal é que o hipertenso seja devidamente acompanhado por profissionais da saúde como médicos, nutricionistas e ainda o farmacêutico.

Assim, não esqueça de agendar sua consulta, seja com seu médico particular ou no serviço público, a saber, na Unidade de Saúde mais próxima da sua residência.

Fonte: SaudeLab

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *