BLOG

Dos benefícios da crítica ao amadurecimento político

Se até aqueles pensadores que não admitem crítica, reconhecem a importância da mesma para gerar equílibrio no convívio social, desejo aos conterrâneos alagoanos e macieoenses um exercício reiterado no uso desse instrumento de participação democrática.
Precisamos de críticos, de críticas! Sob o risco de tornamor-nos caçadores de questionadores, o que acarreta enorme prejuízo ao melhoramento das relações de interesse público, coletivo.
Governos inteligentes ouvem os críticos. São estes os que sinalizam suas fragilidades e refletem o pensamento, seja específico ou comum, que circula no contexto. Apenas as ditaduras são beneficiadas pelo silenciamento da razão e da inteligência, até mesmo da emoção, que é uma faculdade humana das mais nobres.
Alagoas carece desse exercício salutar, no acompanhamento das aplicações de bens públicos; pois às vezes, só o povo pode falar sobre as reais necessidades que possui. Seus porta-vozes são poucos, podem não serem fidedignos, por isso, muitos canais necessitam de abertura, inclusive na mídia local.
Quando criticamos, não temos obrigação alguma de elaborar frases perfeitas. Falamos com a nossa própria bagagem, partindo do ângulo que retém nosso olhar. A missão é apontar, solicitar, reclamar aprimoramento. Deixemos as exigências aos artigos científicos, que possuem campo delimitado de apresentação, embora igualmente importantes, para contribuir socialmente.
Períodos eleitorais favorecem a crítica. Seria muito preocupante se assim não fosse! Estaríamos todos reféns das verdades do poder, que possui maquinaria complexa de coerção, desde a força dos financiamentos até vasta representação humana e institucional a favorecer-lhe as causas.
Recurso exíguo dos despossuídos, mas tão temido, que abala os bem acomodados, a crítica continua em nossas mãos, façamos bons usos em benefício das coletividades massificadas; suscitando o debate, questionando os dogmas, exigindo explicações societárias. Quando estivermos em idade adulta de consciência política, compreenderemos que se trata apenas da liberdade de ser cidadão.

 

SOBRE O AUTOR

..